A comunicação visual é indispensável para uma rede varejista se destacar. Quando ela é feita de maneira correta, pode atrair clientes e aumentar as vendas. Essas são algumas das funções dos cartazes nos supermercados. Vem descobrir com a gente como torná-los mais atrativos e criativos para o seu negócio.
Entra ano e sai ano, mas uma das principais estratégias do varejista continua sendo os cartazes no supermercado. Entretanto, não é porque uma coisa funciona que ela deva permanecer sempre igual.
Sabemos que a visão é um dos sentidos mais aguçados nas pessoas. Por isso, trabalhar a comunicação visual no seu negócio é essencial. Mesmo com toda a evolução das mídias sociais e das campanhas publicitárias, um cartaz com uma promoção ainda chama mais a atenção do consumidor. Eles são informativos, simples, diretos, passam uma sensação de urgência, chamam a atenção e, realmente, cumprem a sua função, que é atrair.
Neste artigo, vamos te dar dicas de como deixar os cartazes mais criativos no seu supermercado. Confira:
1 - Preste atenção na legislação
Antes de sair por aí criando, você deve saber que existem leis para cartazes no varejo. Pois, para cada tipo de produto há um tipo específico de informações que devem constar nos cartazes.
Fique atento, pois o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estipula uma série de normas e até mesmo o tamanho das fontes utilizadas. Além disso, órgãos como o Procon, atuam na proteção dos direitos da população caso alguma regra seja infringida pelas lojas. E se prevenir nunca é demais.
2 - Cartazes ajudam a firmar a identidade visual do seu negócio
Um dos pontos mais importantes para construir bons cartazes no supermercado é o design. Afinal, a identidade visual exerce um forte impacto psicológico nas pessoas e pode direcionar algumas tomadas de decisão.
Saber escolher as cores certas e a fonte correta, podem definir se a sua estratégia será bem sucedida ou não. O formato mais tradicional é o com fundo amarelo e letras pretas e isso não é coincidência. A intenção é dar legibilidade à leitura por meio do contraste de cores, ainda que em tamanho pequeno. Entretanto, como falamos no início do artigo, não porque uma coisa sempre deu certo, que deva permanecer assim.
Cores fortes como o vermelho e o amarelo são muito comuns na rede varejista, entretanto podem passar uma impressão de "saldão" ou muito barato. Coisa que você não quer transmitir sobre o seu negócio. Há não ser que essa seja a ideia desde o início.
Outra coisa que merece atenção é a tipografia. Cuide para usar letras mais despojadas para produtos baratos e mais rebuscadas para os selecionados. Cuidado para não passar uma informação visual errada para o cliente.
3 - Crie uma boa estratégia antes
Elabore um plano com a sua equipe. Descubra quais são os produtos que merecem destaque, seja aquele que tem maior saída ou aquele que está parado no estoque. Crie estratégias diferentes para ofertá-los.
Defina se a sua campanha será semanal ou relâmpago. Se você vai alinhar as promoções com e-mails marketing, mensagens no WhatsApp e folheto de produtos. Tudo isso merece um acompanhamento especial, afinal se algo der errado e o cliente se sentir lesado, isso pode gerar muita dor de cabeça.
4 - Busque referências para criar cartazes personalizados
Muitas pessoas acham que não são criativas quando, na verdade, só precisam exercitar o olhar. Nem tudo é tão óbvio assim e, muitas vezes, você vai buscar inspiração em coisas que nem imaginava, como filmes, revistas, redes sociais, livros, música e até nas próprias pessoas, ouvindo o que os clientes têm a dizer. Mas, lembre-se, estamos falando em inspiração, nada de copiar, beleza?
5 - Criatividade, mas sem exageros
Tenha sempre cuidado com a mensagem nos cartazes promocionais. Opte por textos que sejam curtos e diretos, pois isso vai ajudar na percepção por parte dos clientes. Lembrando que um cartaz precisa chamar a atenção e informar. As características mais detalhadas dos produtos, deixe para colocar em folhetos ou, ainda, treinar um vendedor para passá-las aos consumidores que tenham dúvidas.
6 - Mobilize a sua equipe no processo de criação
De nada adianta investir em um cartazista eletrônico e pré-estabelecer os modelos que serão utilizados, se os colaboradores não souberem mexer na plataforma. Do mesmo modo que você vai se reunir com eles para definir o que vai estar em destaque ou não, os ensine a mexer com o sistema e elaborar promoções.
Depositar confiança na sua equipe é um modo de mostrar como você valoriza eles. Além disso, quando os profissionais conhecem o sistema e aprendem a mexer, tudo fica mais fácil e rápido. Como resultado, sobra tempo para atender os clientes, pensar em formas criativas para chamar a atenção deles e discutir ideias para aumentar as vendas do estabelecimento.
7 - Cuidados com o PDV
Do que vale cartazes criativos e modernos, se quando o seu cliente chega no lugar da promoção se depara com uma bagunça. A identidade visual de uma empresa é tudo que ela apresenta aos seus clientes, inclusive nas características físicas do ponto de venda e na experiência que o consumidor tem enquanto está dentro da loja.
Além da organização e limpeza das prateleiras, tome cuidado com a iluminação e com a trilha sonora no sistema interno do supermercado. Tudo deve ser pensado para criar um ambiente convidativo e acolhedor para o consumidor.
8 - Que tal investir em um cartazista eletrônico?
Esse é um jeito de criar algo tradicional, mas com o auxílio da tecnologia. Um cartazista eletrônico nada mais é do que um softwareou site em que você mesmo pode criar os cartazes de oferta do seu supermercado. É só abrir a plataforma, criar ou escolher um modelo de cartaz, acrescentar informações sobre os produtos em promoção e pronto. Basta imprimir e divulgar em seu estabelecimento.
Esse método agiliza o processo de criação e produção. Padroniza os layouts, cores, tipografia e demais elementos. Além disso, as chances de uma palavra ou preço saírem erradas, são quase nulas, pois o software vai te notificar sobre possíveis inconsistências.
Caso seu supermercado tenha filiais ou faça parte de uma rede, não se preocupe. Alguns softwares permitem que você selecione as lojas que utilizarão a mesma campanha e encaminhe os materiais para as mesmas. Tudo de forma digital e automática. Eles recebem as campanhas, acessam os cartazes e imprimem.
Gostou das dicas que separamos para você? Então, fique ligado aqui no blog que estamos sempre preparando materiais de qualidade para você e o seu negócio. Até mais!