Além de agilizar a confecção dos materiais, a automatização dos cartazes promocionais reduz custos e garante confiabilidade nas informações divulgadas. 

Como é a produção de cartaz no seu supermercado: manual ou automatizada? Essa é uma das últimas atividades que ainda resiste à tecnologia no varejo. Muito já falamos aqui no Blog da Helioprint sobre as novas tecnologias para os supermercados. Elas não param de surgir e em muitos lugares, as máquinas já substituíram o atendimento humano. 

Um cartazista profissional leva um dia para elaborar e criar as promoções do dia. Uma função que exige muita criatividade, técnica e tempo. Este último pode custar muito caro para a sua empresa, já que 'tempo é dinheiro!'. 

A transformação digital é um caminho sem volta. Cada vez mais, trabalhos repetitivos e que demandam precisão, substituirão a mão de obra humana pelas máquinas. Mas antes que isso vire uma sinopse de um filme de ficção científica, saiba que a profissão dos cartazistas não vai acabar, mas sim, se transformar.

Cartazistas versus automatização 

Temos a mania de acreditar que a tecnologia é um dos grandes vilões do mercado de trabalho. Que as máquinas substituirão os humanos. Mas, isso não é bem verdade. A automação surgiu para auxiliar na produção contínua e sistemática. Veio para dar precisão, controle e evitar erros. Mas nada disso substitui o olhar humano. 

Atualmente, há uma grande migração de processos e atividades organizacionais para a automatização. Mas, essa tendência tende a otimizar e transformar a função do cartazista e não substituí-la. Ele terá um papel mais estratégico na empresa, já que está por dentro das estratégias de PDV.

Tempo de produção e oportunidade

A produção de um cartaz de supermercado demanda tempo e técnica. A elaboração de cores, traços e tamanhos, leva um dia inteiro de produção. As promoções são repassadas pelo varejista no dia anterior e postas em prática no dia seguinte. Dois dias de elaboração, se pensar bem. 

Além disso, o trabalho humano é passivo de erros, uma vírgula fora do lugar, um erro ortográfico ou um preço diferente da gôndola, tudo pode acontecer. São situações assim, que levam as empresas a considerarem a produção automatizada de cartazes. A Cooper Supermercados enfrentou problemas assim, mas depois de um estudo chegou a solução ideal: a produção digital. Conheça o case através deste link.

A produção automatizada é a sua aliada 

A experiência de um profissional que entende do assunto, pode ser a solução ideal para o seu supermercado. Veja algumas vantagens desta tecnologia:

  1. Produção de cartazes em menos tempo: modelos pré-prontos agilizam o processo;
  2. Menos erros: pois ela conta com ferramentas para verificar erros de ortografia e possíveis contradições com informações da loja, como preço;
  3. Possibilidade de testar: os cartazes ficam arquivados, por isso, é fácil consultar e recuperar os que deram mais resultado, bem como realizar testes para saber se um certo design vende mais ou menos;
  4. Aumento da criatividade: uma vez que o cartazista gasta menos tempo para fazer o cartaz em si, sobra mais tempo e atenção para pensar em designs melhores e soluções criativas;
  5. Outro ponto positivo: é poder contar com várias opções de fontes de cores e inserir imagens e outros elementos.

Mais vantagens de um cartazista eletrônico

Ele nada mais é do que um software ou site em que você mesmo pode criar os cartazes de oferta do seu supermercado. É só abrir a plataforma, criar ou escolher um modelo de cartaz, acrescentar informações sobre os produtos em promoção e pronto. Basta imprimir e divulgar em seu estabelecimento.

Com esse tipo de ferramenta, os cartazes promocionais ficam prontos muito mais rápido do que no processo manual. E, caso você erre o preço ou nome do produto, é muito simples: basta acessar a plataforma, alterar o que precisa ser alterado e imprimir novamente. Tudo isso sem depender de profissionais terceirizados e de todos os processos por trás de um cartaz tradicional

Tamanhos diferentes, uso de imagens, cores, letras e demais elementos, podem ser personalizados de acordo com o que você deseja com a promoção. Se for uma data comemorativa como o aniversário do supermercado, por exemplo, você pode criar rapidamente uma comunicação moderna, assertiva e que chame a atenção do consumidor, identificando as ofertas com a identidade comemorativa. 

Caso seu supermercado tenha filiais ou faça parte de uma rede, não se preocupe. Alguns softwares, como o ByPrice da Helioprint, permitem que você selecione as lojas que utilizarão a mesma campanha e encaminhe os materiais para as mesmas. Tudo de forma digital e automática. Eles recebem as campanhas, acessam os cartazes e imprimem.  

A transformação digital do seu supermercado pode começar com a ajuda da Helioprint!

Automatizar a produção de um cartaz promocional no seu supermercado é mais um passo em direção à tecnologia. Como já falamos aqui, muitos supermercados estão apostando na substituição da mão de obra humana por soluções inovadoras. Mas, se você ainda está começando neste processo, podemos te ajudar! 

O software ByPrice é uma criação que une gestão de impressão com a prática de design para cartazes promocionais. Ele cria, imprime e gerencia, os mesmos. A solução otimiza o processo e garante maior rentabilidade para a sua empresa na hora de exibir as ofertas. O uso desta solução não exige conhecimento específico, nem mesmo mão de obra especializada, é uma ferramenta intuitiva e fácil de ser utilizada. Além disso, você pode definir as campanhas de acordo com a identidade visual da sua empresa, criando seus próprios modelos com temas e formatos variados.

No início deste artigo frisamos que 'tempo é dinheiro', e realmente, é! Adotar práticas e sistemas que te ajudem a otimizar a produção, até mesmo a elaboração de um cartaz de supermercado, pode impactar o faturamento da sua empresa. Conheça mais sobre o ByPrice e sobre outras soluções que a Helioprint pode oferecer. 

A transformação digital pode ser um pouco assustadora no início, mas não tem volta, o jeito é nadar com a maré. Mas isso não significa que você tenha que fazer isso sozinho! Aposte em parceiros que façam isso com você. Conte sempre com a Helioprint. Até a próxima!