autor Helioprint
data 20 de março de 2024

O Outsourcing de TI é uma prática em que uma empresa contrata serviços de terceiros para fornecer e gerenciar os equipamentos utilizados pelos colaboradores. 

Falando diretamente com os gestores de TI, um dos benefícios do outsourcing é a redução da carga administrativa associada à gestão das máquinas, incluindo a compra de hardware,, manutenção preventiva e resolução de problemas. 

É imprescindível mencionar que a realização de um diagnóstico eficiente de TI é fundamental para identificar o que precisa ser melhorado para atingir os objetivos de curto a longo prazo.   

Esse processo envolve uma análise completa da infraestrutura de tecnologia da informação de uma organização, avaliando o hardware e o software existentes, mas também os processos, as políticas de segurança, as necessidades dos usuários e as metas da empresa.

A análise pode revelar áreas onde o Outsourcing de TI pode trazer melhorias significativas, visando o acesso a uma expertise especializada, a busca por redução de custos e o aumento da eficiência operacional.

 

Gestão Interna de TI X Outsourcing de TI

A gestão interna envolve a alocação de recursos internos da empresa (pessoas, equipamentos e softwares), para realizar todas as atividades relacionadas à tecnologia da informação (TI). 

Isso inclui desde a aquisição e manutenção de hardware e software, suporte técnico aos usuários, a gestão de redes e servidores e a segurança cibernética.

Dessa forma é possível ter controle total sobre os recursos de TI, permitindo uma resposta rápida às necessidades da empresa e uma maior integração com os processos de negócios internos. 

Esse sistema pode exigir investimentos maiores em infraestrutura e equipe especializada, além de demandar tempo e esforço para manter-se atualizado com as últimas tecnologias e melhores práticas.

Por outro lado, o Outsourcing de TI abrange a terceirização de funções relacionadas à tecnologia da informação, como suporte técnico, gerenciamento de infraestrutura de TI, desenvolvimento de software, segurança cibernética e muito mais. 

Essa prática oferece um know-know especializado, redução de custos operacionais, maior flexibilidade e foco nos principais objetivos de negócio. Para ser executada com excelência, é necessário uma boa escolha do fornecedor terceirizado para evitar problemas com segurança e irregularidade nas práticas realizadas.

Enquanto a gestão interna de TI oferece controle direto e integração com os processos internos da empresa, o Outsourcing de TI proporciona acesso à expertise especializada e flexibilidade operacional. 

A escolha entre as duas abordagens depende das necessidades específicas da organização, seus objetivos estratégicos e capacidades internas. 

 

Por que considerar o Outsourcing de TI?

O Outsourcing de TI têm se mostrado uma estratégia vantajosa para muitas empresas, proporcionando um excelente custo-benefício

Ao optar por terceirizar a gestão de notebooks, PCs e outros equipamentos de tecnologia, as organizações podem obter uma série de benefícios tangíveis. Isso pode incluir economias significativas e uma melhor utilização de recursos. 

O custo inicial para adquirir esse pode ser alto. No entanto, ao optar pelo outsourcing, as empresas podem obter um modelo de pagamento mensal ou anual para os serviços, o que ajuda a distribuir os custos ao longo do tempo.

Outro aspecto crucial é o aproveitamento das mais novas tecnologias, de forma eficiente. Assim, é possível contar com ciclos de atualização regulares e automáticos, garantindo que sua infraestrutura de TI esteja sempre alinhada com as últimas tendências do setor.

Estudos têm demonstrado que o mercado de locação de computadores no Brasil está em ascensão. Segundo o International Data Corporation (IDC) Brasil, a projeção de alta locação de computadores de mesa e notebooks é de 24% e o nosso país segue se destacando nessa área e economizando em meio a uma época de constantes crises econômicas.

Junto dessa pesquisa também temos os dados do estudo realizado pela EY, revelando que as as violações a sistemas devido a ataques cibernéticos cresceram cerca de 300% no mundo, durante o primeiro ano da pandemia. Esse fato fez com que as empresas investissem de forma séria na segurança da informação.

Podemos concluir que o seu negócio pode sim diminuir os custos com o Outsourcing de TI, aumentar o seu ROI, oferecer segurança e manter uma vantagem competitiva no mercado.

 

Diagnóstico de Necessidades de TI

Um diagnóstico eficaz das necessidades de TI de sua empresa deve abranger uma visão holística da infraestrutura tecnológica. Isso visa identificar a necessidade de outsourcing de laptops considerando múltiplos aspectos da organização.

Tamanho da empresa e necessidades de crescimento

Avalie como o tamanho atual da sua empresa e os planos de expansão influenciam a demanda por equipamentos como notebooks,  computadores e suporte técnico. O outsourcing pode oferecer a flexibilidade necessária para escalar conforme necessário.

Número de funcionários e suas necessidades

Considere não apenas o número de funcionários, mas também as diferentes necessidades de uso. Diferentes departamentos podem ter requisitos variados de desempenho e software para seus equipamentos.

Análise da área de TI dedicada

Determine se a equipe interna de TI tem capacidade e recursos para gerenciar eficazmente a frota de equipamentos. A falta de pessoal especializado ou sobrecarga de trabalho pode ser um sinal claro para considerar o outsourcing.

Verificação dos equipamentos atuais

Faça um inventário e avalie a condição dos notebooks e outros dispositivos. Equipamentos desatualizados ou em mau estado podem prejudicar a eficiência operacional.

Compatibilidade tecnológica

Certifique-se de que os equipamentos estejam em linha com as tecnologias de mercado. A incapacidade de rodar softwares modernos ou de se integrar com novas ferramentas pode indicar a necessidade de atualização via outsourcing.

Custo de propriedade x outsourcing

Realize uma análise de custo-benefício comparando os gastos atuais com a manutenção de uma frota própria de notebooks (incluindo aquisição, manutenção e atualizações) versus os custos de um modelo de outsourcing.

Com base nas informações acima, gestores de TI podem determinar se o outsourcing de notebooks se alinha aos objetivos de negócio da empresa. Isso oferece uma solução viável para otimizar a gestão de recursos tecnológicos, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.

 

Identificando sinais de alerta no setor de TI

 

 

No mundo da tecnologia da informação, existem pontos de atenção que podem indicar possíveis problemas em ineficiência de TI. Aqui, uma solução de outsourcing pode ser uma opção na estratégia de mitigação desses problemas.

  1. Interrupções nos serviços de TI, como queda de rede, falhas de servidores ou indisponibilidade de sistemas, que impactam negativamente a experiência dos usuários.
  2. Falta de suporte técnico eficaz devido a longos tempos de espera, respostas inadequadas ou falta de disponibilidade.
  3. Falta de atualização tecnológica, com equipamentos desatualizados e incapazes de suportar as demandas atuais do negócio.
  4. Baixa integração entre sistemas, dificultando a troca de informações entre departamentos e processos, resultando em redundância de trabalho e ineficiências operacionais.
  5. Falta de alinhamento com os objetivos de negócios, resultando em investimentos mal direcionados e falta de valor agregado para a empresa.
  6. Falta de documentação e padronização de processos de TI.
  7. Baixa satisfação do usuário, indicando uma falha na entrega dos serviços.
  8. Dificuldades na recuperação de desastres, como perda de dados ou tempo de inatividade prolongado.

Ao identificar esses sinais, é necessário adotar medidas para melhorar as operações,  aumentar a eficiência e maximizar o valor agregado para o negócio. E o outsourcing de TI pode ser a opção mais recomendada.

 

Avaliação da Infraestrutura de TI Atual

Já explicamos a importância de um diagnóstico de TI eficiente, mas é relevante citar que analisar a infraestrutura atual pode auxiliar a implantar bons processos futuros para a empresa. 

Alguns métodos que podem ser utilizados para essa avaliação:

  • entrevistas;
  • questionários;
  • auditoria de sistemas de segurança;
  • análise de desempenho de redes/servidores;
  • análise de custo benefício (aquisição, manutenção, suporte, etc.);
  • benchmarking;
  • análise dos processos do negócio.

Ao combinar essas ferramentas, as organizações podem realizar um diagnóstico eficiente de sua infraestrutura de TI e operações, identificando áreas de melhoria e oportunidades de otimização para eficiência, inovação e sucesso organizacional.

 

Benefícios do Outsourcing de TI

Em primeiro lugar, ao delegar a responsabilidade pela aquisição, manutenção e suporte dos equipamentos de TI a um provedor de serviços especializado, é possível focar em outras atividades – resultando em uma equipe mais ágil e produtiva.

Os provedores de serviços geralmente possuem um time qualificado e experiente, capaz de lidar com uma ampla gama de problemas técnicos de forma rápida e eficaz. Isso significa tempos de resposta mais rápidos e menos interrupções nas operações comerciais devido a problemas de hardware ou software.

Outra vantagem é a flexibilidade oferecida pelo outsourcing de TI. As empresas podem escalar ou reduzir o número de equipamentos conforme necessário, sem o ônus de adquirir ou descartar equipamentos físicos. 

 

Implementando o Outsourcing de TI

Escolher o parceiro certo para implementar o Outsourcing de TI é crucial para aumentar as chances de sucesso. Nesse artigo, mostramos como identificar a empresa certa para terceirizar essa área. 

A Helioprint oferece serviços de Outsourcing de Laptops para diferentes setores empresariais. Desde 1980, atuamos com gestão e compartilhamento de informação, respeitando as leis e disponibilizando o melhor da tecnologia para a sua empresa.

 

 

Gerenciando a Transição e Implementação

Ao iniciar o processo do Outsourcing de TI na sua empresa, é importante que aspectos como segurança de dados, conformidade, avaliação contínua e ajustes sejam realizados. Também já mostramos mais detalhes de como realizar essa transição de forma correta, em nosso blog.

No conteúdo de hoje você viu como o Outsourcing de TI pode ser uma solução viável para melhorar a eficiência e economia no setor. Ele não só auxilia na eficiência operacional, mas reduz custos, melhora o desempenho da empresa e acesso a uma expertise especializada – trazendo uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Por isso, você, gestor de TI, pode dar o próximo passo para o futuro da sua empresa, ao apostar nessa estratégia que vai alavancar as suas operações. 

Conte conosco nessa jornada. Conheça as soluções da Helioprint, que podem impulsionar o crescimento da sua organização. Marque uma avaliação para discutir as suas necessidades específicas e dê o próximo passo rumo ao sucesso.