De quais tecnologias para impressão digital sua gráfica precisa?
Área Gráfica
Todo empreendedor tem consciência ou deveria ter de que quanto maior for o seu repertório de produtos e serviços, maior se torna a sua chance de agregar valor em suas vendas e consequentemente de fidelizar o seu cliente.
Uma empresa bitolada a mesmice, facilmente acaba sendo ultrapassada pela concorrência. Mas o que isto tem a ver com uma rotina em uma gráfica digital? Eu diria que tudo. A entrada em massa das tecnologias para impressão digital no mundo gráfico, alavancou o patamar do segmento lhe abrindo um leque de oportunidades imensuráveis.Os avanços que as tecnologias para impressão digital trouxeram para o mundo gráfico como por exemplo a impressão a laser, de LED, de jato de tinta, com toner branco e transparente, além de software de dados variáveis, servidores de impressão, sistemas de prova contratual digital e o gerenciamento de cor, tem otimizado os resultados do setor nas últimas décadas. Ao menos no Brasil, segundo dados da Abigraf Nacional, o ramo gráfico faturou 45,8 bilhões somente no ano de 2014. Mas para entendermos porque cada um deste recurso é tão importante vamos conhecer mais sobre cada um e como ele pode contribuir no crescimento da empresa.
Software de dados variáveis
Utilizado como uma estratégia de marketing direto e personalizado, o software de dados variáveis, trata-se de um recurso muito utilizado na criação de documentos únicos.
Na prática, este método de impressão é a intercalação de conteúdo de uma base de dados com um modelo de documento principal, que em seguida é impresso em uma impressora digital. Desta maneira, cada página impressa possui informações únicas, dirigidas a um destinatário individual. Muito utilizado em cartões resposta, relatórios, contratos, malas-diretas, etiquetas, extratos, faturas, carnês, boletos, talões, ingressos, demonstrativos de pagamentos e em códigos de barra, a impressão de dados variáveis otimiza tempo e economiza mão de obra. Utilizando uma mescla de informações transacionais com ofertas, tem-se o famoso impresso transpromocional, no qual utiliza-se um documento de vida prolongada, como um demonstrativo de pagamento para dar mais impacto para as promoções.
Impressora a laser e LED
Altamente requisitada por sua nitidez e qualidade a impressora a laser imprime por meio da utilização de um toner, que através de cargas eletromagnéticas se fixam em um tambor de imagem que posteriormente através do calor gerado são transferidos para o papel.
Além da qualidade no resultado final, uma das vantagens deste método é que estamos falando de uma impressão seca, sem risco de respingos ou borrões, além de que, a impressão é imune a qualquer condição climática, sem modificações diante de umidade ou de calor.
Provavelmente a grande maioria das cartas impressas de forma personalizada que trafegam diariamente pelas agências dos Correios foram impressas em uma impressora a laser. A impressora led tem o mesmo princípio e mesma característica de aplicação que a impressora a laser a diferença está na gravação da imagem no cilindro, que nesse caso é feita através de feixes de led, a vantagem está na economia de energia e na durabilidade dos leds.
Impressora jato de tinta
Muito conhecidas por seu uso em aplicações domésticas, as impressoras jato de tinta também tem seu espaço cativo nas aplicações gráficas. Em uma gráfica digital, estas impressoras jato de tinta podem se encaixar nos serviços de impressão de banners (médios e grandes formatos), projetos de arquitetura e engenharia, documentos, entre outros. A maior gama de cores que esses equipamentos dispõem também possibilitam ainda mais fidelidade de cor e passagens de tons mais suaves, o que é ideal para impressão de fotografia profissional, fineart e provas de cor contratual.
Servidor de impressão
Ideal para locais com altas demandas de impressão ou para escritórios e empresas interligados em rede, onde existe apenas uma impressoraconfigurada para atender todos os computadores em atividade, o servidor de impressão é um equipamento dedicado ao monitoramento e gerenciamento das ações da impressora. Através deste hardware as filas de impressão, ou mesmo problemas técnicos, como falta de papel ou de tinta serão facilmente resolvidos.
Até mesmo um eventual excesso de contingência poderá ser contornado através do servidor de impressão que poderá, até, redirecionar as demandas para outra impressora. Servidores de impressão focados em alta produtividade ajudam a gerenciar o fluxo de trabalho das gráficas, antecipando reposição de papel, suprimentos e mesmo fazendo o balanceamento da carga de trabalho nas impressoras disponíveis.
Impressão com toner branco e transparente
Considerada a anos atrás por gráficas como uma dor de cabeça com um alto custo, a impressãosobre superfícies escuras, deixou de ser um problema a partir da chegada da impressão com toner branco e transparente. Inicialmente desenvolvido para atender o mercado de transfer, este método imprime com alta definição e sob texturas e cores variadas. Além de proporcionar economia para impressos de baixa tiragem, este recurso permite criar materiais diferenciados como convites, cartões diferenciados, variação nas cores de papéis, entre outros.
Sistemas de prova contratual digital
A fim de entregar seu produto dentro da qualidade e padrões exigidos, a indústria gráfica tem à sua disposição os sistemas de prova contratual digital. Esta avaliação, que antecede a impressão final, tem como propósito avaliar questões como a repetibilidade, a reprodutibilidade e também a durabilidade, a fim de eliminar erros com relação a cor e outras variáveis, evitando desperdícios e devoluções. Esta prova é uma norma internacional do ISO 12647-7, segundo a Comissão de Estudo de Gerenciamento de Cores do Organismo de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (ONS-27). Já existem no mercado de impressão digital, equipamentos capazes de reproduzir com fidelidade cores, imagens e detalhes que antes eram percebidos apenas em impressão offset.
Gerenciamento de cor
Nem sempre a cor da imagem que você enxerga no monitor sai com a mesma intensidade e brilho aparentes na tela. Para que isso ocorra é necessário habilitar um dispositivo chamado de Gerenciamento de Cor. É ele quem torna possível a calibração e configuração das cores. Cada impressora interpretará as tonalidades de uma maneira distinta e, através deste gerenciamento, as cores terão uma leitura e compreensão uniforme, contribuindo para que a impressão aconteça de acordo com a percepção dos nossos olhos.