São muitos os critérios que devem ser levados em consideração ao fechar um contrato. Entretanto, a balança sempre deve pender mais para a razão do que para a emoção. Mas como fazer isso, afinal?! Confira a seguir.
Razão e emoção, duas atitudes tão diferentes, mas que constantemente, são colocadas lado a lado de modo comparativo. Diariamente somos impactados por vários acontecimentos que influenciam e determinam nossas ações. Agir com emoção é pensar somente no bem estar e na alegria momentânea. Já quando optamos pela razão, consideramos o amanhã e as consequências das nossas decisões.
Entre a razão e a emoção
No mundo corporativo, a razão deve prevalecer nas decisões. No entanto, segundo um estudo dos professores Gazi Islam e Dany Claro, do Insper, uma escola de negócios de São Paulo, às vezes isso pode se tornar impossível. Isso porque, no calor da decisão muitas pessoas acabam tendo o impulso de tomar uma atitude diferente da que haviam planejado. A pesquisa que foi feita com alunos da escola, também demonstrou que, diante da sensação de perda, a pessoa faz opções mais arriscadas do que quando está em vantagem.
Na conclusão do estudo, eles constataram que isso acontece porque a pessoa usa a razão na hora de planejar, mas quando precisa tomar uma decisão durante a execução, ela tende a mudar o comportamento para um lado mais emocional.
Algumas empresas utilizam estratégias agressivas para fazer com que o cliente caia em armadilhas. Por isso, é importante ficar sempre atento 'nas letras minúsculas da proposta'.
Principais erros do cliente ao contratar um serviço
Agora que visualizamos os dados do tópico anterior, já dá para ter uma noção do porquê as pessoas costumam cometer erros na hora de contratar um serviço de outsourcing. Chegou o momento de listar esses erros e entender eles:
Comportamento de manada
Você já deve ter ouvido sobre isso. Significa tomar uma decisão porque outras pessoas já fizeram o mesmo. Na prática, é como se o ser humano preferisse errar em grupo a acertar sozinho. Temos a tendência de confiar em pessoas como nós, mesmo que desconhecidas. Cuidado com isso. Pesquise e tome as suas próprias decisões!
Não procurar opiniões especializadas
Quem mais entende daquele determinado assunto? Quando falamos em outsourcing, por exemplo, seriam os técnicos disponíveis para tirar as dúvidas disponíveis na empresa contratada. Muitas empresas de outsourcing corporativo disponibilizam no próprio site, um especialista. Tire suas dúvidas com eles e não pela internet ou um conhecido.
Crenças limitantes
Já falamos muitas vezes aqui no Blog da Helioprint sobre as vantagens do outsourcing. Apesar de ser uma prática relativamente nova, é de muitas formas o futuro das empresas. Terceirizar um serviço para uma empresa especializada no assunto, simboliza inteligência e economia. Afinal, profissionais lidarão com os equipamentos, o que significa menos risco de estragar e parar a produção da sua empresa por falta de um determinado item.
Para Julio Jaginski, analista de produto da Helioprint, a maioria dos problemas começa quando o gestor de TI não tem autonomia e voz ativa nas decisões da empresa.
"Quando isso ocorre, os outros departamentos e a própria diretoria acabam bloqueando projetos e investimentos importantes para a companhia. Isso porque, às vezes, somente o TI consegue enxergar as vantagens do outsourcing, mas por falta de argumentos ou conhecimento, não consegue transmitir isso para os responsáveis pelo financeiro”, conclui.
Como não se deixar levar pelas emoções na hora de fechar um contrato?
Quando estamos em um ambiente onde temos que interagir com várias pessoas, como no mundo corporativo, eventualmente surgem conflitos. Isso porque, cada indivíduo tem uma maneira de pensar e agir construída a partir do capital familiar, social e cultural. O que muda é a forma de cada pessoa lidar com as suas emoções ao enfrentar e resolver dilemas.
Uma pessoa emocionalmente inteligente consegue equilibrar a ação e a reação entre a razão e a emoção. Ela consegue se colocar no lugar do outro e isso resulta em tomadas de decisões conscientes e esse é o segredo.
Para isso, investir em treinamento para a sua equipe é fundamental. Se, por exemplo, o seu profissional de TI souber tomar decisões e transmiti-las coerentemente para os setores responsáveis, a situação que o Júlio Jaginski citou acima, não aconteceria.
Promover estratégias para promover um ambiente harmonioso e reduzir os conflitos internos da empresa é essencial.
O que considerar ao contratar um serviço de outsourcing?
Existem alguns elementos essenciais que vão delinear a atuação de cada uma das partes (contratado e contratante), bem como os seus direitos e deveres. Por isso, é importante prestar atenção antes de fechar negócio:
1 – Equipamentos
O contrato deve deixar claro quais são os equipamentos que estão sendo locados. Deve ter especificações técnicas e condições de uso.
2 – Serviços adicionais
É importante deixar claro ao que a sua empresa tem direito: manutenção, monitoramento (fiscalização remota do funcionamento dos equipamentos), insumos (periodicidade e quantidade do reabastecimento de materiais) e suporte.
3 – Valores
Mais um item de extrema relevância, tudo o que foi descrito acima vai custar quanto para a sua empresa? Preste atenção para que você não acabe pagando um valor maior do que o serviço contratado, realmente, vale. Tenha cuidado, às vezes o barato sai caro!
4 – Tempo de validade do contrato
Este é um item que gera muitas dúvidas sobre qual seria o período ideal de vigência contratual. Segundo dados do Governo Digital, para os contratos de outsourcing de impressão, na modalidade de franquia de páginas mais excedente, por exemplo, é recomendado que a vigência do contrato tenha duração de 48 meses com a possibilidade de renovação por mais 12 meses. Mas tudo vai depender da sua necessidade. Analise outras empresas de outsourcing, compare e escolha a que mais te agrada.
Outsourcing corporativo
São várias dicas, não é mesmo?! Mas, se mesmo assim você ficar com receio de terceirizar os equipamentos da sua empresa, fique tranquilo. Esse é um serviço confiável e altamente assertivo para o seu negócio. Fazer a locação de desktops, notebooks, tablets, celulares, scanners e impressoras é transferir a responsabilidade dos mesmos. Na prática, isso significa mais tempo para os seus colaboradores e para você se dedicarem ao que realmente importa, a sua empresa.
Existem boas empresas que atuam no mercado há muito tempo, oferecendo soluções de outsourcing corporativo. Pesquise, siga as nossas dicas e terceirize. Você não irá se arrepender, nós garantimos. Continue acompanhando o Blog da Helioprint, toda a semana preparamos conteúdos exclusivos para você e para a sua empresa. Até a próxima!