autor julio
data 28 de maio de 2019

Se você está sempre atento às novidades do mercado gráfico, já deve ter percebido que o digital e o offset estão cada vez mais integrados, certo? Ao contrário do que muitos imaginavam, os dois meios de impressão podem se complementar, aumentando a quantidade de produtos oferecidos pela gráfica, além de que, juntos, podem ser um ótimo recurso para aumentar as vendas, claro.

Nós já comentamos sobre essa tendência aqui no blog onde apresentamos os indícios de transformação que o mercado está passando, inclusive sobre  implementar impressoras digitais em uma gráfica offset, buscando diminuir custos, além de se diferenciar da concorrência.

Isso porque o digital pode atender pequenas demandas do dia a dia, enquanto o offset continuará cobrindo apenas as grandes quantidades de impressão. Um complementa o outro e, desse modo, tanto a gráfica, quanto os clientes ganham.

Talvez você esteja se perguntando: como vou saber se eu preciso ter impressoras digitais em minha gráfica offset? Isso a Helioprint vai te contar agora:

Quantos dos seus clientes pedem por pequenas tiragens?

Uma forma de identificar se você precisa de impressoras digitais em sua gráfica offset é percebendo quantos dos seus clientes têm pedido por pequenas demandas de impressão. Hoje em dia, as propagandas são mais dinâmicas e as promoções duram menos, fator que também impacta no material impresso.

Por esse motivo, muitos supermercados, por exemplo, têm optado por imprimir menos panfletos. Eles sabem que em breve terão uma nova promoção e que de nada adianta ter uma grande quantidade de materiais impressos, quando eles serão modificados em breve e perderão a validade.

Imprimindo menos panfletos, os estabelecimentos podem ter mais autonomia na hora de criar novas promoções, diminuindo os custos e o encalhe de materiais. Porém, quando uma gráfica offset recebe esse tipo de demanda, das duas uma: ou “obriga” o cliente a imprimir mais do que precisa – o que justificará os custos da máquina para a produção do material – ou acaba terceirizando a demanda.

E aí cabe ao gestor da gráfica offset perceber se os custos dessa terceirização valem a pena. Se as pequenas demandas se tornarem cada vez mais frequentes, vale muito mais investir em impressoras digitais, ao mesmo tempo em que também trabalha com o offset, e deixar a terceirização de lado.

Fazendo uma análise dos custos da impressão offset

As informações que você precisa estão em sua própria gráfica. E, acredite: nada melhor do que fazer uma análise interna, usando os dados de sua empresa para entender se você precisa de impressoras digitais ou não.

Antes de tudo, é importante ter em mente qual é o custo do setup inicial do seu offset; o quanto você gasta com chapa e o valor da hora/máquina. Com esse número em mãos é muito mais fácil encarar o mercado gráfico e descobrir qual é o equipamento digital que irá suprir suas demandas. Analisar o relatório de vendas também é válido.

Veja qual é a média de tiragem dos trabalhos que a sua gráfica faz. Por exemplo: você percebeu que fez mil trabalhos neste mês e que, desses mil, 800 deles eram de até 500 impressões do mesmo original.

Com essa informação é possível entender melhor o que as impressoras digitais poderão absorver das impressoras offset.

Se a sua gráfica está sempre atenta às mudanças e não quer ficar para trás

Como nós já falamos, o modelo digital não vai substituir o offset, mas agregar no serviço oferecido. Sabemos que para começar a imprimir, o offset terá um custo inicial. E quando alguém precisa fazer 100 unidades de um cartão de visita, por exemplo, com o offset fica inviável oferecer o serviço.

O próprio custo inicial da máquina inviabilizaria o projeto. Explicar isso para o cliente pode fazer com que ele não volte mais à gráfica.

É nessa hora que você pode usar as impressoras digitais para complementar os serviços que oferece, incorporando estes equipamentos em seu negócio para atender pequenas demandas de impressão – que hoje são uma crescente no mercado.

Atualmente, os pedidos de impressão estão cada vez menores. Pense que antes uma gráfica recebia cinco pedidos com 10 mil impressões do mesmo original. Agora as coisas estão bem diferentes.

Os pedidos nas gráficas continuam crescendo, mas a quantidade impressa, diminuindo. E essa é uma tendência que está cada vez mais se solidificando no mercado. É por isso que as gráficas offset estão começando a investir nas impressoras digitais. E se você estiver atento a essas mudanças, pode fazer o mesmo; sair na frente da concorrência e oferecer um serviço diferenciado aos clientes.

Ficou interessado? A Helioprint conta com uma série de equipamentos digitais para sua gráfica. Seja para atender as baixas tiragens de impressão, para realizar impressões personalizadas, produzir altas tiragens e desenvolver provas digitais, estamos aqui para ajudá-lo a oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

E agora você já sabe: não adianta ficar só de olho nas tendências. É importante implementá-las também! Para saber mais sobre as novidades do mercado gráfico e se manter sempre bem-informado, continue acessando o blog da Helioprint! 😉

Como montar uma gráfica digital