Ano após ano, empresas dos mais variados setores vinham percebendo a necessidade de levarem seus negócios para o ambiente digital. Mas eventos “não esperados” no cenário global ajudaram a acelerar esse processo. 👇

Nos últimos dez anos, houve um processo de digitalização de empresas sem precedentes. Cada vez mais gestores perceberam o quanto seria positivo - e necessário - migrar parte de seus negócios para o ambiente virtual. Com o advento da pandemia, isso acelerou.

Reportagem da Agência Brasil citando uma pesquisa internacional confirma que:

  • 40% dos diretores de empresas disseram que suas organizações aceleraram a digitalização de processos para fomentar o crescimento;
  • 39% implantaram o trabalho remoto em tempo integral para mais trabalhadores e
  • 37% apontaram um maior peso na qualidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e telecomunicações nas decisões.

No meio disso tudo, soluções como o outsourcing de impressão e o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) se encaixaram “como uma luva” no dia a dia de empresas de pequeno, médio ou grande porte. Tudo isso gerou melhores entregas e até mais lucros. 

Você verá aqui:

  • Digitalização de empresas: uma necessidade
  • Nada é permanente, exceto a mudança
  • O auxílio do GED e do outsourcing de impressão

Digitalização de empresas: uma necessidade

Hoje, vemos com cada vez mais força a digitalização dos negócios. Lojas que migram pro online; empresas que passam a operar on e offline; documentos que precisam estar armazenados em nuvem; colaboradores trabalhando em home office; cirurgias sendo feitas a distância; treinamentos profissionais remotos; aulas e cursos via internet, etc.

E se antes da pandemia essa “ida para o digital” era uma opção, agora ela é uma necessidade. Os negócios que já estavam migrando seus processos para o virtual não tiveram tanta dificuldade de se adaptar. Outros, por outro lado, sofreram bastante.

Mas o fato é que, de agora em diante, ou se adapta, ou fecha. Em parte, isso se deve a um comportamento do consumidor no pós-pandemia, que irá priorizar atividades online. O Relatório Varejo 2021, feito pela plataforma de pagamentos Adyen, revelou que “62% dos consumidores continuarão a fazer mais compras online do que antes da pandemia”.

“Nada é permanente, exceto a mudança”

Heráclito de Éfeso (aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.), filósofo grego considerado o “pai da dialética”, dizia que “nada é permanente, exceto a mudança”. Ele tinha razão. De fato, tudo no mundo muda o tempo todo. Daí a necessidade de adaptações constantes.

No caso das empresas, seja ela de qual ramo for, a não adaptação aos novos contextos significa sua extinção. Por exemplo: digamos que alguém tinha uma loja que vendia filmes fotográficos na década de 1990. Com a chegada das fotografias digitais, caso não mudasse os produtos oferecidos aos seus clientes, certamente teria de fechar - o que acabou acontecendo com muitos. Mas quem se adaptou, sobreviveu.

Ações em direção à mudança: o GED

Criar um site de vendas, expor produtos e serviços nas redes sociais, abrir novos canais online de atendimento são os passos mais visíveis em direção a essa digitalização.

Mas eles não são os únicos. Na maior parte das vezes também é necessário a adoção de tecnologias capazes de tornar a relação consumidor-empresa mais segura. Com as trocas de informações indo pro virtual, garantir que determinados documentos estejam seguros, no lugar certo, e acessíveis apenas para as pessoas certas, é fundamental. 

É nesse ponto que entra o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Com ele, os dados armazenados pelas empresas passam a ter uma segurança muito maior. 

Temos um artigo específico sobre esse tema aqui. Apesar de ele estar voltado para a área médica, lê-lo vai ajudar a dar uma clareada em vários temas correlacionados. 😉

Outsourcing de impressão

Embora muitas empresas consigam estar quase 100% no mundo virtual, alguns processos tocados por ela sempre vão precisar do mundo real. A parte administrativa é um bom exemplo. E é aqui que entra o outsourcing de impressão como a solução que faltava!

Como assim? Nós explicamos:

No ambiente online, as chances de você ter novos clientes - em vários lugares - aumentam. Com uma demanda maior, as rotinas administrativas também ficam mais robustas. Assim, é natural que precise imprimir mais, e até digitalizar mais documentos (como notas fiscais).

Com o outsourcing, as empresas não precisam adquirir novos equipamentos (pelo aumento da demanda por impressões) e nem se preocupar com a manutenção. Ou seja, em caso de falha do equipamento, nada de carregar a impressora até à assistência técnica: tudo é resolvido para você. É mais tempo que sobra para se dedicar às demandas do seu empreendimento. 

E quem pensa que sai mais caro, engana-se: sai muito mais em conta! Alguns clientes desse tipo de serviço relatam redução de 30% dos custos com impressão.

O futuro é agora

Se a sua empresa vive esse processo de digitalização, temos duas boas notícias. A primeira é que ela está no caminho certo. A segunda é que pode contar conosco caso precise do outsourcing de impressão ou do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Sendo assim, se quiser conhecer outras de nossas soluções, acesse: https://helioprint.com.br.