Uma mulher que estudou arte, é apaixonada pelo pontilhismo, e que usou (e usa!) seus conhecimentos, aliados à alta tecnologia, para desenvolver uma série de elementos gráficos que mudaram a história do design: com vocês, Susan Kare!

Nesta Semana da Mulher, vamos falar de uma que mudou a história do design gráfico, Susan Kare. Apaixonada por arte, inspirando-se em técnicas como o pontilhismo, e com uma capacidade fora do comum para traduzir elementos, formas e cores em materiais belíssimos, Susan fez história trabalhando ao lado de Steve Jobs - fundador da Apple.

Neste artigo, você conhecerá:

  • A mulher que transformou a história do design gráfico
  • De que modo seu conhecimento em arte ajudou nesse processo
  • E qual a sua relação com o mundo das impressões

A mulher que transformou a história do design gráfico

Susan Kare nasceu em Nova Iorque, em 1954. Mais conhecida como a “criadora das interfaces gráficas e dos ícones da Apple”, seu trabalho segue influenciando designers e profissionais do mundo gráfico até hoje. Mas por que Susan é considerada tão genial?

A resposta pode ser essa: autenticidade. Numa época em que quase ninguém achava possível mesclar linguagens de computação com arte, ela foi lá e provou que dava, sim!

Primeiros passos

Quando, na década de 1980, as pessoas ligavam um Apple Macintosh, sempre aparecia um “sorriso” gráfico (traços pretos em fundo branco), imitando uma pessoa sorrindo. A técnica era bem rudimentar: pixels agrupados formavam um rosto sorrindo.

Naquele momento, Susan viu o que ninguém era capaz de ver: os pixels poderiam ser mais do que “meros pontos”. Poderiam ser transformados em algo artístico

Tinha origem aí o que hoje chamamos de pixel art.

Trabalhos iniciais

Trabalhando nos pixels, ela criou, por exemplo, fontes tipográficas como a Cairo, Chicago e Geneva. O ícone do comando (command) dos teclados Apple (⌘) ou “tecla Apple”, além dos ícones do sistema operacional Mac OS, também são trabalhos dela.

Mas não pense que parou por aí. Combinando capacidade de análise crítica em relação à arte, e uma facilidade enorme para compreender o que seria mais legível aos leitores (usuários) dos PCs, ela também deu vida às fontes Athens, Biology, Bryant, Emerson, Everett, Five Dots, Hamilton, Harry, Kare Dingbats, Kare Five Dots, Kare Five Dots Serif, Los Angeles, Mini Food, Monaco, Ramona, Sampler, San Francisco e Waverley.

Trabalhos que ficarão na história

Além das fontes tipográficas (citadas acima), ela começou a criar elementos gráficos mais complexos - para aquela época. Um dos seus projetos mais conhecidos é o design do jogo Paciência, do Windows 3.0, feito em 1990. O sistema operacional da Microsoft daquele ano também contou com ícones desenvolvidos por Susan.

Relações com o mundo da arte

Tudo isso que Susan conseguiu desenvolver, em boa parte, se deve à sua afinidade com o universo artístico. Formada em artes pelo Mount Holyoke College, foi influenciada por expressões como a arte mosaica, o bordado e o pontilhismo. Essas 3 “escolas” artísticas têm uma similaridade com o pixel: a construção de imagens a partir de pequenos pontos. Está aí, talvez, a explicação para o olhar ímpar que teve em relação aos pixels.

De pequenos pontos às imagens complexas

Não é difícil compreender a contribuição de Susan para o design gráfico. Sem suas primeiras criações de pixel art, que transformavam pequenos pontos em imagens mais complexas, talvez ainda estaríamos no tempo em que, em nossos computadores, apenas letras e números seriam projetados. Mas o olhar acurado de Susan, dotada de talento e sensibilidade, percebeu que pixels poderiam virar qualquer coisa, inclusive um emoji!

O que isso tem a ver com impressão?

Na prática, se um designer hoje é capaz de fazer belos desenhos num computador e, depois, imprimi-lo, ele tem de agradecer à Susan. Isso porque, em certa medida, qualquer coisa que vá além de “letras” ou “números”, e que você consegue “ver” na tela do seu computador (um cachorro, uma casa, etc.), de algum modo, teve a contribuição de Susan. Além disso, ícones de programas como o Photoshop e o Illustrator têm sua influência!

Como pioneira da pixel art, ela é conhecida como “a designer que mudou para sempre a forma de usar um computador por meio de uma interface gráfica intuitiva”.

Clientes famosos e reconhecimento

Além da Apple e da Microsoft, também se beneficiaram com o talento de Susan, por exemplo, as seguintes empresas: Autodesk, Facebook, Fossil, General Magic, IBM, PayPal e Pinterest.

A partir de 2008, peças criadas por ela, passaram a integrar nada menos que o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Você pode ver algumas delas neste link.

Mulheres, parabéns!

Nós, da Helioprint, reconhecemos e valorizamos todas as mulheres que, com uma visão à frente de seu tempo, conseguem transformar realidades. Novidades como as trazidas pela Susan servem de inspiração para que continuemos em nossa missão de inovar. Sendo assim, desejamos um feliz Dia Internacional da Mulher a todas as mulheres deste nosso imenso Brasil.