No próximo sábado, 1° de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador. Todos os anos, a data busca valorizar profissionais de diversas áreas, e também refletir sobre mudanças que ocorrem no mercado de trabalho como um todo.

O aluguel de impressoras modificou bastante o mercado de trabalho em alguns setores. Em linhas gerais, empresas que adotam o outsourcing de impressão (outro nome comum para a locação de impressoras) veem não apenas a produção aumentar, mas também conseguem melhorar aspectos internos importantes, trazendo benefícios aos funcionários.

Neste artigo, vamos refletir como uma mudança que aparentemente não geraria nada além de economia pode, sim, desembocar em mais qualidade de vida para os trabalhadores.

Vamos nessa? Boa leitura.

Resumo do artigo

  • Aluguel de impressoras e sua influência no mercado de trabalho;
  • Como o outsourcing de impressão tem ajudado vários setores;
  • Dia do Trabalhador: mais que uma data, um reconhecimento.

O aluguel de impressoras e o mercado de trabalho

Soluções inovadoras, geralmente, são recebidas com alguma desconfiança pelas pessoas. No período da Revolução Industrial, achava-se que as máquinas iriam substituir de vez o trabalho do homem. Na verdade, isso não aconteceu. Hoje, aliás, as máquinas são aliadas, muitas vezes gerando novas demandas de trabalho (na manutenção do equipamento, etc.).

Com o outsourcing de impressão uma dúvida era: “Será que isso não vai tirar a vaga de quem trabalha com cópias e impressão aqui na empresa?” A resposta é: Não! Nas empresas que têm esse profissional, ele provavelmente foi mantido, pois o que é alugado é o equipamento. Um equipamento de ponta, com alta qualidade na entrega das impressões. 

Mas com uma diferença: se antes ele trabalhava com uma máquina que falhava de vez em quando, gerava retrabalho e, por isso, podia depor contra o trabalho dele, agora o cenário é outro: consegue fazer entregas melhores e com muito mais agilidade, sem dores de cabeça!

Precisão e segurança na área médica

Na área médica, o aluguel de impressoras vai além da cópia e da impressão. Clínicas e hospitais que adotam esse tipo de serviço com a Helioprint dão um passo a mais, pois passam a ter acesso a um sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). 

O GED tem por objetivo garantir que determinado documento (um laudo, por exemplo) esteja seguro, no lugar certo, e acessível para as pessoas certas. Sem dúvidas, isso será o grande “tendão de Aquiles” para administrações de muitas empresas, pois com prontuários e exames migrando para o mundo virtual, quem garantirá a segurança e o acesso a eles?

Não por acaso, cresce o número de instituições de saúde que buscam soluções que garantam que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a documentos confidenciais. 

Ferramentas como essa, segura e confiável, trazem tranquilidade aos profissionais que lidam com esses dados. Mais tranquilidade = qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Economia para o setor têxtil

Outro setor que viu os benefícios do outsourcing foi o têxtil. Por lá, o resultado mais notado foi a economia de papel e a qualidade das impressões. Antes, com equipamentos defasados, o retrabalho era a “regra” (por conta de folha que saía amassada, manchada).

Agora, a narrativa é outra. Com impressoras modernas e que estão sempre com a revisão em dia, os retrabalhos diminuíram e, com eles, os consequentes estresses que geravam.

Mais agilidade para o varejo

No varejo, a transformação foi pra lá de positiva. Trouxe uma agilidade ímpar para processos internos extremamente essenciais, como a produção de cartazes de oferta.

O processo manual de produção de cartaz é demorado e pode conter erros (trazendo o desperdício de material). Com o modelo eletrônico, 100% da produção passa a ser automatizada. Ou seja, permitindo a produção de centenas, até milhares de cartazes, em minutos.

“Entre as maiores vantagens que eu vejo é a padronização do processo e a possibilidade de uma correção rápida - eventualmente se houver um erro de digitação”, aponta a gerente de marketing da Cooper, Regina Aparecida Eberle. Veja o case da Cooper neste link.

Mas e o cartazista que fazia tudo no manual? Ele pode perfeitamente trabalhar operando o sistema eletrônico e, assim, agregar mais valor às suas entregas enquanto colaborador.

Dinamismo na área gráfica

A área gráfica foi, sem dúvidas, uma das mais impactadas. O setor, que já vinha passando por constantes transformações ao longo dos anos, viu no e-commerce a solução perfeita para continuar crescendo com sustentabilidade e previsibilidade. Isso significou independência financeira para muitas famílias.

Mais que uma data, um reconhecimento

No Dia do Trabalhador, nós, da Helioprint, queremos parabenizar a todos os trabalhadores do Brasil, em especial, aos nossos colaboradores, parceiros e clientes. Mais que uma data, esse dia é uma forma de reconhecer o muito que vocês fazem pela nossa cidade, estado e país. É com o suor de nossos esforços que construímos, dia após dia, um mundo melhor.

Parabéns!