autor julio
data 17 de agosto de 2021

Com os avanços na vacinação contra a Covid-19 é hora de começar a investir no seu próprio negócio

Ao iniciar este empreendimento é preciso pensar em pontos importantes como, os serviços oferecidos, maquinário e também a localização para a gráfica rápida. Com o avanço no calendário de vacinação contra a Covid-19, a insegurança começa a se dissipar. O medo que tomava completamente os lares pelo mundo inteiro agora está a poucos meses de uma possível solução. 

Segundo um levantamento das secretarias de saúde, o Brasil já imunizou uma boa parte da população. E este é o momento para investir no próprio negócio. Lembre-se que muitos estabelecimentos fecharam as portas por conta do vírus e, isso, pode se tornar seu aliado na hora de empreender. Ou seja, com mais demanda e menos oferta uma porta se abre para aqueles que souberem aproveitar a oportunidade.

Neste artigo, será possível tirar algumas dúvidas recorrentes sobre uma gráfica rápida.

Selecione os produtos oferecidos

Em primeiro lugar, é preciso saber que para se manter competitivo no mercado é preciso um portfólio diferenciado. Já se foi o tempo em que os consumidores procuravam as gráficas atrás de cópias em preto e branco.

Atualmente, serviços como impressão digital de fotografias (álbuns de fotos, cartões, etc) e reprodução de fine art são recursos capazes de reproduzir obras de arte sem perder a qualidade e outras características importantes.

Além disso, impressão de livros sob demanda, mala direta promocional, transpromo, impressão digital de embalagens e convites personalizados e ainda o fotoproduto. Que permite a personalização de uma série de materiais como canecas, almofadas, canetas, bonés.

Escolha uma localização para a gráfica rápida

Ao definir os produtos que serão oferecidos pela sua gráfica é preciso pensar em outro ponto muito importante: a localização para a gráfica rápida. Para isso, é preciso considerar aspectos como a vizinhança, se possui comércio, universidades, escolas e outras indústrias próximas. Lembre-se, esses serão seus clientes principais enquanto você se posiciona no mercado gráfico da região

É importante que a localização do seu negócio não seja baseada em intuição ou algo do tipo. Ou seja, a escolha correta do ponto comercial pode fazer com que as chances de sucesso aumentem consideravelmente.

Por isso, encomendar uma pesquisa de mercado é essencial, pois isso te ajudará a constatar a necessidade desse tipo de serviço na região. Assim, você poderá saber se o seu negócio naquele lugar é viável ou não.

Faça um plano de negócio

Definindo os produtos e a localização para a gráfica rápida você precisará de um plano de negócios. Essa pode ser a parte mais burocrática e cansativa da sua jornada para montar seu próprio negócio.

Estude seu mercado de ação, faça orçamentos, veja o quanto deve investir com aluguel, água, energia, telefone, possíveis colaboradores e equipamentos. Fatores como estacionamento próprio e  serviço de entrega são diferenciais que agradam o público.

Separamos este link que te ajudará com o plano de negócios e outras dúvidas a esse respeito.

Invista no outsourcing de impressão

Esta é uma excelente estratégia para o seu negócio. O outsourcing de impressão é uma prestação de serviço através da locação de impressoras e outros equipamentos relacionados ao setor gráfico. A empresa pode te ajudar a selecionar as máquinas mais indicadas para começar o seu negócio. Além disso, com este serviço você poderá se manter sempre a frente das inovações gráficas sem ter que investir capital na troca de impressoras e outros equipamentos. 

Com este serviço, a empresa contratada fica responsável pela gestão do maquinário, reposição de toners, cartuchos de tinta, grampos e até papel dependendo dos termos contratados.

Outra vantagem ao contratar este serviço está no suporte técnico. Assim, possíveis problemas podem ser identificados e solucionados através dos recursos remotos que a empresa fornece. Afinal, você não vai querer perder tempo e dinheiro com máquinas estragadas, quando deveria estar faturando com elas. Além disso, com o equipamento certo e com a manutenção sempre em dia é feita de forma correta é possível reduzir os custos significativamente.

A Helioprint oferece o serviço de outsourcing de impressão e está no mercado há mais de 41 anos. Através do outsourcing de impressão é possível aumentar a produtividade da sua empresa. E também, reduzir custos e controlar o fluxo das impressões com os relatórios gerados.

Atendimento é a alma do negócio

Lembre-se que mesmo o melhor portfólio, uma ótima localização, um bom plano de negócios e equipamento de qualidade não superam a importância de um atendimento de qualidade. Seja você ou um possível colaborador, ambos terão que dispor de expertise com os equipamentos da loja e também na hora do atendimento.

A experiência do cliente deve ser completa para que ele escolha o seu trabalho ao de outros do mesmo segmento. Não se limite a fazer somente o que o cliente lhe pedir ofereça ajuda e se mostre disponível, sempre respeitando as suas ideias. 

Está na hora de abrir a sua gráfica rápida

Depois de todas essas dicas você deve estar animado para começar a empreender. Saiba que é possível ganhar dinheiro com uma gráfica rápida, entretanto é preciso prestar atenção em muitos detalhes para não ficar para trás.

A escolha correta dos equipamentos como já mencionado em um tópico acima é essencial. Este investimento pode variar de acordo com o seu plano de negócio. 

Se informe com especialistas para não perder dinheiro com maquinários desnecessários ou muito caros. O lucro com certeza virá, é comum vender produtos com mais de 300%, 400% e até 800% de margem. Seja seu empreendimento pequeno ou grande, o seu lucro sempre vai se sobressair ao seu custo. Isso por um motivo simples, o valor agregado do produto que você está vendendo. Seja na impressão de fotos ou de outros materiais, é sempre importante na vida das pessoas.

Este artigo possui informações sobre valores de investimento e outras dicas valiosas ao abrir uma gráfica. No blog da Helioprint você encontra muitas dicas sobre o mercado de impressão e como ingressar nele. Até a próxima!