Saiba mais sobre este serviço e as vantagens de contratá-lo para a sua empresa
O dia a dia no setor de construção civil demanda muitos documentos e para reduzir custos a locação de impressoras para construtoras, pode ser uma solução. O outsourcing de impressão, como é denominado este serviço de locação, traz muitas vantagens para as empresas. Entre elas, gerenciamento e controle do que é impresso, manutenção do equipamento e qualidade de impressão. A contratação do serviço resulta em redução de gastos, um fator muito importante neste período de retomada financeira para a área.
A retomada econômica
Assim, como em outros setores da indústria, a pandemia causada pela Covid-19, resultou em muitos prejuízos para a construção civil. Foi um longo período permeado por incertezas econômicas que, infelizmente, fez muitos empreendimentos fecharem as portas. Mas aqueles que conseguiram resistir, agora começam a enxergar a luz no fim do túnel.
Aos poucos a economia brasileira vem se restabelecendo. Uma consequência do avanço do calendário de vacinação no país que vem resultando em uma diminuição considerável nos casos da doença. O segundo semestre de 2021 apresentou uma baixa de casos seis vezes menor do que o pico já registrado. Até a data deste artigo, o governo apontava que aproximadamente 70% dos brasileiros já foram vacinados com pelo menos a primeira dose.
Esse cenário é ótimo para a construção civil que segundo uma estimativa da Agência Brasil, deve esperar um crescimento de 4% no PIB do segmento. Este é o maior crescimento para o setor desde 2013 e, segundo as estimativas, será o melhor desempenho do restante da economia.
Oportunidades em meio a pandemia
Uma consequência do destaque do setor é a geração de empregos. De acordo com o Ministério da Economia, foram criadas 208 mil vagas, entre janeiro e julho deste ano. Para se ter uma noção, em São Paulo o número de empregos na área somou 55 mil desde 2020. E a previsão é de que devem abrir mais 10 mil nos próximos meses. Esses dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) que aponta a alta na compra de imóveis como uma das razões do aumento.
Em Santa Catarina, foram mais de 35 mil empregos gerados no ano passado. De acordo com o CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), o setor industrial contratou 48.907 colaboradores.
Papelada envolvida
A cadeia produtiva da construção civil envolve muitas áreas. Desde a extração de recursos até a produção de insumos como ferro, cimentos, vidro, tinta e outros. Seja uma obra grandiosa ou pequena, sempre envolve muitas pessoas no processo e também uma quantidade exponencial de documentos.
Para a construtora há uma gama de documentos que precisam ser contemplados, separamos os principais e sua devida importância para o projeto. Veja abaixo:
AVCB
O Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros atesta que os mesmos aprovaram a edificação, deste modo garantindo a segurança do imóvel para o proprietário. Ele é requerido pela construtora e emitido antes do Habite-se.
AGI
É a partir da assinatura da ata da Assembleia Geral de Instalação (AGI) que o condomínio pode ser criado. Depois de aprovada e após a entrega das unidades a cota condominial poderá ser cobrada dos habitantes.
Baixa da hipoteca
É através deste documento que o comprador pode receber sua escritura e vender o imóvel. Após a emissão do Habite-se, a construtora precisa realizar a baixa da hipoteca por meio da solicitação do cliente, disponibilizando assim o comprovante da ação.
CND
A Certidão Negativa de Débitos atesta que o imóvel não possui qualquer dívida fiscal, tributária ou administrativa. Ela também é emitida após o Habite-se.
Convenção e cota de condomínio
Ambos são de responsabilidade da construtora e servem para deixar o comprador a par das regras e convenções do condomínio e bem como as taxas que devem ser pagas pelo comprador periodicamente.
IPTU
Antes da entrega do imóvel o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é de responsabilidade da construtora e portanto deve ser pago pela mesma aos órgãos competentes.
Matrícula do imóvel ou matrícula individualizada
Este documento é obrigatório e contém todas as informações sobre o imóvel desde seu endereço até os dados sobre a compra e venda do mesmo. Ele é solicitado no cartório, após a emissão do Habite-se.
RI
O Registro de Incorporação assegura a aprovação do projeto de acordo com as exigências legais. Ele é muito importante, principalmente, para quem adquire o móvel na planta, pois nele consta todas as especificações do imóvel de forma detalhada.
Habite-se
Muito citado ao longo dos tópicos acima, este documento é expedido pela prefeitura. Ele serve para atestar que a construção está dentro do estipulado no projeto aprovado. Ele faz parte da fase final de construção e é emitido antes da entrega das chaves para o proprietário.
E os documentos emitidos pela construtora?
Além destes documentos listados acima existem outros que envolvem a construtora. Listamos abaixo alguns documentos emitidos pela própria construtora. Mas vale ressaltar que a lista é maior e pode ser visualizada neste link.
Conjunto de plantas finais
Após o recebimento das chaves, a construtora entrega um conjunto de plantas da obra, por exemplo, projetos hidráulicos, elétricos, estruturais, etc, que irão compor o manual do proprietário.
Manual do proprietário
Ele é entregue pela construtora após o recebimento das chaves pelo cliente na entrega do imóvel. Esse manual contém informações sobre a construção, como, por exemplo, tamanho da área, localização, detalhes da infraestrutura, materiais empregados na obra, as técnicas utilizadas, dados sobre a manutenção preventiva do imóvel e as condições de garantia.
Memorial descritivo
Ele detalha as etapas realizadas e os materiais usados no projeto do imóvel, e que serviram de base para sua realização.
Termo de vistoria
É fornecido no momento da avaliação. Nele são descritas de forma detalhada as condições do empreendimento, referentes a: portas, paredes, revestimentos, louças do banheiro, acabamento elétrico, qualidade dos materiais usados na obra e assim por diante.
Termo de chaves
Ele é entregue depois da quitação de imóvel e da assinatura do termo de vistoria. Ele registra legalmente o ato da verificação do imóvel. A partir desse momento, o cliente passa a assumir algumas responsabilidades pontuais. Antes da emissão desse documento, é necessário consultar o contrato para verificar as atribuições. A assinatura do recibo de entrega de chaves prova que o comprador verificou e aprovou as condições do imóvel e que também está financeiramente quite com a construtora.
GED e a construção civil
O Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou GED é um meio de controlar, gerar, armazenar e compartilhar documentos de forma digital. A Helioprint tem parceria com a Arquivar, uma empresa de software, serviços e metodologias voltados para a Gestão Estratégica de Documentos. Essa metodologia agiliza o processo de busca e recuperação de documentos e informações, gerando o aumento da produtividade nas rotinas administrativas e operacionais das organizações.
Seja a sua empresa grande ou pequena, o serviço pode ser contratado e os valores podem variar de acordo com a demanda exigida do software. Este é o futuro do armazenamento de dados e das impressoras para construtoras.
Impressoras para Construtoras
Conforme listamos nos tópicos acima existem muitos documentos que envolvem a construção civil. Além deles, ainda existem os documentos que precisam ser materializados por impressoras pois fazem parte das rotinas das construtoras. Sendo assim, achar uma solução para controlar e reduzir custos de impressão é fundamental. Assim, como o GED que é uma inovação que visa gerenciar de forma inteligente a documentação da empresa, existem softwares capazes de fazer isso na impressão. Isto é o que acontece no outsourcing de impressão, ou seja, com a locação de impressoras.
Outsourcing de Impressão na Helioprint
O software de impressão faz o gerenciamento das impressoras para as construtoras. Através dele é possível controlar e acompanhar todo o processo através de relatórios e gráficos online.
Este serviço é a terceirização da impressão, ou seja, todo o equipamento, manutenção e gestão ficam a cargo da Helioprint. Sem preocupações com troca de cartuchos, peças e o acompanhamento é feito remotamente. Além do mais, o outsourcing de impressão possibilita que você sempre tenha um equipamento moderno, de boa qualidade e correto para a sua empresa.
No site da Helioprint você encontra mais especificações do serviço e como contratá-lo.