Quem está pensando em montar, ou já possui uma gráfica rápida pequena, sabe que os preços dos equipamentos de impressão novos podem parecer altos, se comparados aos usados. Porém, a maioria das pessoas não sabe que: Existem outros fatores muito importantes, para o sucesso de uma gráfica, que precisam ser considerados na hora de escolher entre uma impressora usada e uma nova. E é isso que vamos ver agora. Neste artigo nós analisamos as vantagens e desvantagens da aquisição de impressoras novas e usadas para mostrar a você qual é a melhor opção para o crescimento da sua gráfica.

Valor de investimento

O primeiro ponto analisado foi o custo de aquisição. A vantagem, neste caso, é das máquinas usadas. Afinal, os preços dos equipamentos usados sempre vão ser menores que os equipamentos novos. Mas cuidado. O faturamento de uma gráfica está diretamente ligado aos custos que as máquinas produzem ao longo do tempo. Ou seja: O custo inicial é menor, mas será que essa impressora vai proporcionar um bom custo de impressão, competitividade e qualidade? Vamos ver a seguir.

Custo de impressão

Quando o quesito é custo de impressão, a vencedora é a máquina nova. O motivo é simples: Existem diversas peças, nas impressoras para gráficas, que duram um número determinado de impressões. O valor da troca dessas peças afeta diretamente o custo de impressão. Resumindo: Quanto mais cedo essas peças forem trocadas, maior será o custo de impressão. E nós sabemos que, ao contrário das impressoras novas, as peças das impressoras usadas já estão com a vida útil pela metade. E no final das contas... O seu custo de impressão vai aumentar, e os seus concorrentes vão conseguir preços melhores. calcular custo de impressão

Estabilidade

Em um equipamento usado é impossível confiar na estabilidade, pois as peças já estão gastas, e podem apresentar problemas a qualquer instante. Por exemplo: Você pode começar um trabalho pela manhã, e precisar de uma intervenção técnica à tarde. E nós sabemos que o pior pesadelo de uma gráfica é ficar com a impressora parada. Afinal, se a máquina não produz, a gráfica perde dinheiro. Por outro lado, nos equipamentos novos, seja de pequeno ou grande porte, é possível criar uma previsibilidade de operação. Sabe por que isto é tão importante para uma gráfica? Segurança ao realizar orçamentos, trabalhos e garantia nos prazos de entrega.

Intervenções técnicas

É fato: As impressoras usadas sempre vão precisar de mais intervenções técnicas do que as novas. Financeiramente falando, isso significa que você vai ficar mais tempo com a impressora parada, além de gastar mais dinheiro com técnicos. Já os equipamentos novos exigem menos intervenções técnicas, e, consequentemente, geram menos custos com assistências.

Procedência

Quando pesquisamos carros usados, queremos saber qual é a quilometragem, quantos donos já teve, se foi bem cuidado, se já foi batido e etc. Porém, a triste realidade é que nunca vamos ter 100% de certeza que aquelas informações são verdadeiras. O mesmo acontece com as impressoras usadas. Você nunca vai ter certeza de onde veio aquela máquina, quantas peças já foram trocadas ou se os contadores foram alterados para que pareça mais nova. E para piorar... Quando a máquina é de procedência duvidosa, ninguém pode garantir que o equipamento vai atingir suas expectativas.

Peças de reposição

Você sabe quanto tempo um equipamento usado vai ficar em linha? Não. Essa é uma desvantagem enorme, pois conforme a máquina fica antiga, a procura pelas peças e suprimentos diminui. Consequentemente, o valor aumenta.

Resultado final

Afinal, é melhor investir em uma impressora usada ou nova para minha gráfica? impressora usada ou nova para gráfica Quando analisamos somente o valor de investimento, os equipamentos usados parecem ser mais vantajosos. Porém, quando levamos em consideração outros pontos importantes para gráficas, como o custo de impressão, assistência técnica, peças, suprimentos e estabilidade, o resultado muda.