Saiba como a Helioprint pode te auxiliar na impressão de exames em meio às atualizações na área de saúde que vem ocorrendo com a telemedicina
Não é de hoje que a tecnologia impacta na vida das pessoas, mas antes de falarmos sobre telemedicina e responder se os exames vão ou não desaparecer, é preciso contextualizar o momento que vivemos.
Com a pandemia, o acesso na web se tornou a única forma de comunicação. Trocar mensagens com as pessoas, fazer chamadas de vídeo com os colegas e trabalhar em home office foi a única alternativa para alguns brasileiros perante a pandemia.
Segundo uma pesquisa divulgada pela Época Negócios, os brasileiros usaram as mídias digitais em média 108 horas no mês. Enquanto no México, por exemplo, a média foi de 89 horas.
Diante disso, as lojas se transformaram em e-commerce, restaurantes em delivery e grandes escritórios em home office. Esse movimento foi necessário para os negócios continuarem relevantes. Como a única forma de ficar visível ao público era por meio da tecnologia online, manter-se relevante era preciso para vender. Já que não havia outra forma de consumo e interação.
A atualização na área médica
A evolução é constante. Mudamos todos os dias e cada negócio precisa se adaptar a essa frequente alteração no modo de viver das pessoas. Atualmente a comunicação horizontal, com os clientes, é uma necessidade. Trazendo suas demandas e dores para cada vez mais perto do negócio.
Em março de 2020 todos precisaram ficar em casa e nenhum serviço, que não foi considerado essencial, funcionou em condições normais. Foi aí que a necessidade de estar alinhado com a vida e comportamento dos clientes elucidou algumas demandas.
Para os visionários, prestar consultas e orientações por ligações de vídeo poderia ser uma realidade. Mas foi apenas em março de 2020, quando a telemedicina foi regularizada no Brasil, que a população pode usufruir desses benefícios. O Ministério da Saúde liberou o exercício da medicina por meio da utilização de metodologias interativas.
A decisão foi inevitável, pois pacientes sem necessidade de urgência, mas que precisavam comparecer aos consultórios estavam em um impasse. Já que a quarentena havia se instaurado e a população não podia sair de casa. A telemedicina foi a solução, por isso, foi promulgada a Lei 13.989/2020 que regulamenta o uso, de forma ética, da telemedicina enquanto durar a pandemia.
Com mais de um ano, a lei continua em vigor e garante mais praticidade e acessibilidade aos pacientes e médicos. Mesmo ainda sendo motivo de discussão na área médica, a nova forma de atendimento médico já mostra bons resultados.
O que é telemedicina?
Muito relevante atualmente, a telemedicina tem provado ser muito importante em casos específicos. A telemedicina nada mais é do que um atendimento médico realizado por meio da tecnologia.
Através dela é possível monitorar as condições de saúde de forma remota e permite ao profissional de saúde intervir quando detectar algo de errado. Além da consulta comum, a telemedicina pode ajudar de uma forma muito mais assertiva em casos mais graves.
Em um ataque cardíaco, por exemplo, o tempo de atendimento é primordial para garantir uma recuperação sadia do paciente.
Moradores de zonas rurais, distantes de hospitais ou postos de saúde não tem acesso imediato. Causando um déficit em relação ao atendimento de emergência.
Nesses casos, a telemedicina pode ser muito eficiente. Na Espanha, o COPCAR, sistema de monitoramento em tempo real, é uma das infinitas possibilidades da telemedicina.
Com um dispositivo conectado a um smartphone, através de um app, ele processa os sinais recebidos das atividades cardíacas. Caso haja indícios de ataque cardíaco, médicos são chamados através da internet para auxiliar no primeiro atendimento. Com o uso da ferramenta, é possível diminuir em 80% o tempo de atendimento ao paciente.
Além da COPCAR, inúmeras tecnologias podem ser derivadas da telemedicina ajudando cada vez mais pessoas a terem acesso a atendimento médico.
Como funcionam os exames na telemedicina?
Apesar de parecer relativamente nova, a telemedicina já avançou muito e atualmente existem diversos exames que podem ser realizados a distância. Chamados de laudos remotos, os exames que não precisam de especialistas de saúde no local de realização do exame já são uma realidade no Brasil.
Claro que a necessidade de exames presenciais é ainda existente. O exame de toque, por exemplo, só pode ser realizado por profissionais de saúde e ainda não há solução para realizá-lo pela telemedicina.
Alguns dos exames que já receberam laudos médicos a distância no Brasil foram o eletrocardiograma, espirometria, raio-x, mamografia, entre outros. Pode até parecer algo muito futurístico. Mas quem trabalha na área da saúde, sabe que a tecnologia facilita a vida dos profissionais e pacientes a cada dia.
O método funciona da seguinte forma: os dados do paciente são recolhidos através de exames portáteis e o resultado é transmitido automaticamente para uma central de laudos. Esses dados podem ser acessados por médicos que avaliarão os exames e definirão um diagnóstico.
Os exames em papéis irão sumir?
Você já deve ter ouvido que o futuro é digital e que seremos tomados pela tecnologia. E ela virá, com todos os seus prós e contras. Mas não é de hoje que a tecnologia somada ao conhecimento humano salva milhares de vidas.
A telemedicina é mais uma evolução e permite o acesso a saúde de comunidades distantes de hospitais. Tecnologias permitem médicos especialistas atender um paciente de qualquer lugar do mundo. A GED (Gestão Eletrônica de Documentos) também faz parte desse avanço. Ela garante fácil acesso dos profissionais de saúde ao prontuário dos pacientes.
A Helioprint está preparada para acompanhar a área da saúde quando o assunto é tecnologia. Com a telemedicina a impressão de exames pode diminuir e automaticamente os custos também. Por isso, a Helioprint garante o equipamento certo com a qualidade desejada para a impressão de exames.
Além de garantir a excelência na digitalização de documentos para prontuários eletrônicos em perfeito estado. Com um atendimento especializado, a Helioprint disponibiliza um especialista para escolher a impressora perfeita para o seu consultório ou clínica de saúde.
Além disso, por meio do outsourcing você pode trocar de impressora quando achar necessário por um custo muito baixo, além de ter a assistência da Helioprint quando precisar. Saiba mais sobre o outsourcing de impressão clicando aqui.