A tecnologia da informação (TI) desempenha um papel crucial na estratégia de negócios de uma empresa, tornando-se um diferencial competitivo essencial no cenário atual.
Porém, antes de mais nada, é importante compreender que ela pode impulsionar a eficiência operacional, a inovação e a satisfação do cliente, entre outros aspectos.
Ao mesmo tempo, é fundamental reconhecer que a TI não é mais apenas um suporte aos processos de negócios mas, sim, um catalisador de mudanças e um facilitador da vantagem competitiva.
Em outras palavras, assim como a tecnologia evolui constantemente, as empresas também precisam acompanhar essa evolução para permanecerem relevantes e competitivas.
Uma das principais maneiras de se manter competitivas, de forma escalável e eficiente, é através do outsourcing de TI. Delegar a gestão de equipamentos para um parceiro confiável, pode ser menos oneroso e mais eficiente.
A seguir, entenda como o impacto do outsourcing de TI pode transformar a estratégia e reduzir custos em sua empresa.
Entendendo o Impacto do Outsourcing de TI
Atualmente, empresas líderes estão utilizando estratégias de TI avançadas para melhorar a experiência do cliente, otimizar processos internos e até mesmo criar novos modelos de negócios. Além disso, a tecnologia oferece insights valiosos por meio da análise de dados, permitindo uma tomada de decisão mais informada e ágil, como é o caso do impacto do Outsourcing de TI. Primeiramente, vamos recapitular este conceito, que consiste na contratação dos serviços de terceiros para fornecer e gerenciar os equipamentos utilizados pelos colaboradores da empresa contratante. Dentre os seus benefícios para o ambiente empresarial podemos citar a redução da carga administrativa associada à gestão das máquinas, bem como a sua manutenção e a resolução de problemas. Ao contrário do que muitos pensam, o outsourcing de TI possibilita sim o controle do gestor de uma certa forma, mesmo com uma equipe terceirizada. Assim, é possível ampliar a eficiência operacional da equipe interna, não precisando se preocupar com a aquisição, manutenção e suporte técnico dos equipamentos. Dessa forma, o time consegue focar nas necessidades da empresa, fornecendo uma resposta mais rápida para os problemas e focando em áreas que demandam maior atenção. Nos últimos anos, o Outsourcing de TI tem se tornado uma prática comum em muitas empresas. Segundo a pesquisa divulgada pela Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de terceirização de TI deverá crescer ainda mais, com cerca de US$ 806,53 bilhões até 2029. Isso indica uma forte tendência e impacto do Outsourcing de TI nas organizações, bem como um movimento de crescimento e expansão para empresas que adotarem essa estratégia.Saiba utilizar o Outsourcing de TI como uma ferramenta estratégica
Essa tática pode ser poderosa para redução de custos e ganho de eficiência no setor de TI de uma empresa, bem como contribuir positivamente para muitos aspectos, os quais vamos explorar melhor a seguir.- Redução de custos operacionais: Conforme terceirizamos serviços de TI podemos economizar mais do que manter uma equipe interna para isso. Então, devido às terceirizadas possuírem tecnologia de ponta e processos otimizados, é possível reduzir os custos.
- Foco no core business: Da mesma forma, ao terceirizar funções de TI, as empresas podem direcionar seus recursos internos e energia para atividades centrais do negócio, como inovação, desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente. Isso pode levar a um aumento na competitividade e na capacidade de resposta às demandas do mercado.
- Acesso a especialistas: Além disso, empresas de outsourcing contam com uma equipe de profissionais altamente qualificados e especializados em diversas áreas de TI. Como resultado, a organização que contrata ganha acesso a profissionais qualificados, sem a necessidade de investir em contratação e despesas com pessoal, em treinamento e desenvolvimento.
- Redução de riscos: As empresas de outsourcing geralmente assumem a responsabilidade em garantir que os serviços sejam entregues conforme acordado nos contratos de nível de serviço (SLAs). Dessa maneira é possível reduzir riscos para quem contrata, transferindo a responsabilidade de manutenção de equipamentos.
- Aproveitamento tecnológico: Por meio dessa estratégia é possível investir em tecnologia de ponta e manter sua vantagem competitiva, tendo retorno sobre o investimento, bem como não precisar arcar com os altos custos associados à adoção de novas tecnologias por conta própria.