Inicialmente, vendendo papéis heliográficos, a empresa acompanhou de perto as mudanças tecnológicas e nunca parou de evoluir no mercado gráfico
A prensa tipográfica de Gutenberg e a impressão digital são separadas por muitos séculos de evolução. Entretanto, com a globalização, a invenção da internet e outras tecnologias, o “novo” é capaz de se tornar obsoleto ou ultrapassado em pouco tempo. E para não ficar para trás é preciso ficar em constante movimento e não ter medo de mudar.
Há mais de quatro décadas no mercado gráfico, a Helioprint acompanhou de perto a evolução dos equipamentos de impressão. O que era somente um sonho para Gutenberg, hoje, faz parte do dia a dia das pessoas. Afinal, as pessoas lidam com o impresso constantemente. Seja com as impressoras do trabalho e no home office ou ao ler um livro, jornal ou revista.
Nos panfletos recebidos na rua e nos exames entregues pelos médicos aos pacientes. Pois a comunicação impressa é muito importante para a sociedade.
“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”, disse certa vez o historiador grego Heródoto. Por isso, antes de responder a pergunta principal deste artigo, “Como ser visionária na impressão digital?”, é importante entender o passado.
De Gutenberg às impressão digital
No século XV, o alemão Johann Gutenberg deu início ao processo de impressão em grande escala. Naquele tempo, as escrituras não eram de fácil acesso às pessoas comuns. Geralmente caras, pois eram escritas manualmente por monges, processo que demandava muito tempo, eram extremamente raras e geralmente ligadas a assuntos religiosos.
Gutenberg, era um estudioso e após muitos anos de frustração por não poder adquirir livros teve uma ideia para facilitar este processo. Após várias tentativas, ele criou caracteres móveis em chumbo fundido e fabricou tintas para espalhar sobre as letras. Essas eram dispostas de modo a formar as frases sobre uma prensa que servia para produzir vinhos. E foi assim que surgiu a impressão tipográfica que é considerada uma das mais importantes invenções da humanidade.
Ao longo dos anos a invenção de Gutenberg passou por diversos aperfeiçoamentos. Da litografia em 1796, passando pela impressora de alta velocidade com entintamento automático até chegar a impressão cilíndrica no século XIX.
Cada vez necessitando menos de processos manuais e se tornando mais rápida e aprimorada. No século XX foi criado o processo que utilizamos até hoje, o offset. Que são grandes tiragens com alta qualidade e em diferentes tipos de papel. Nele as partículas de tinta aderem ao papel por meio de atração elétrica resultando na impressão a laser. Esta tecnologia deu origem às fotocopiadoras. E depois disso, com a invenção dos computadores, a impressão digital teve início.
Helioprint e o mercado de impressão
Criada em 1980, a história da empresa se molda à evolução da impressão digital. Inicialmente, revendendo papéis heliográficos (de onde vem o prefixo Helio) incorporou a linha de copiadoras ao portfólio em 1992. Equipamentos que mais tarde se tornaram as atuais multifuncionais. Que são capazes de imprimir, escanear e compartilhar documentos em poucos cliques. Atualmente, a empresa oferece produtos e soluções em outsourcing de impressão e gestão de documentos. Presente em áreas corporativas, gráfica, médica e varejo, com venda e locação de equipamentos.
Impressão digital em meio a uma pandemia mundial
Já vimos que mudanças fazem parte da história da Helioprint. Entretanto, 2020 trouxe consigo o inimaginável. A Covid-19 surpreendeu negativamente a humanidade que repentinamente teve que se adequar a uma pandemia mundial. Há mais de um ano empresas de todos os ramos estão persistindo e se reinventando para continuar em meio a uma crise econômica. No mercado gráfico isso não é diferente.
Mas é possível enxergar uma oportunidade mesmo em meio a uma crise. E enquanto alguns choram, outros vendem lenços, como diz o ditado popular. Segundo uma pesquisa realizada nos EUA, a procura por sinalização relacionada a Covid-19 cresceu 60%.
Com o home office em destaque, softwares que possibilitam a impressão de documentos importantes da casa do funcionário para a empresa se mostraram imprescindíveis. Além disso, eles também são indispensáveis para monitorar o desempenho dos equipamentos sem estar fisicamente no local e gerar relatórios. O que torna o outsourcing de impressão uma constante no “novo normal”.
41 anos de Helioprint
Mas afinal, o que faz a Helioprint ser visionária na impressão digital? Para Júlio Jaginski, que faz parte da área gráfica da empresa, é a busca constante por inovação.
“Estamos sempre em busca de novas tecnologias tanto em equipamentos quanto em softwares. Assim podemos entregar não só impressoras aos nossos clientes, mas também gestão tanto em cor quanto em fluxos de trabalho. Sempre visando fazer com que a impressão seja uma fonte de renda e não uma dor de cabeça para eles”, comenta o profissional.
De acordo com Neri Jair, responsável pelo atendimento aos clientes é o ambiente inclusivo e acolhedor que leva a empresa a ser cada vez mais visionária.
“É gratificante estar aqui, principalmente pela maneira como a Helioprint trata os funcionários e os clientes. Sempre com respeito e de olho na inovação e preocupada em trazer mais conhecimento para o colaborador. A nossa empresa também cria um clima homogêneo tornando um lugar muito bom de se trabalhar”, completa.
Este ano, além de comemorar o aniversário de 41 anos, a Helioprint celebra a certificação do Great Place To Work (GPTW). Um selo que indica a qualidade do ambiente de trabalho pela visão do colaborador. É a quarta vez que a empresa se destaca no ranking do GPTW no país. E prova que proporcionar um ambiente humano e preocupado com todos os envolvidos na rotina da empresa é fundamental.
“Não imprima tudo, mas imprima sempre”
É o que diz o manifesto da Helioprint. Há quem diga que o papel impresso está com os dias contados, mas a Helioprint não acredita nisso. Ela crê que não vai acabar, mas sim, se transformar. Os softwares de monitoramento remoto possibilitam o controle total do que é impresso. Evitando erros de impressão e grandes estoques de materiais impressos inutilizados. Não é o fim do impresso, mas o início da impressão com qualidade, eficiência e consciência.
A Helioprint acredita no futuro e quer celebrar e continuar evoluindo nos próximos 40 anos. Sempre pensando em trazer o melhor em tecnologia de impressão para os seus clientes. Pois se existe uma constante nas últimas quatro décadas de existência da empresa é a capacidade de transformação.