Mais uma vez premiada pelo Great Place To Work, a empresa comemora os seus 41 anos de existência com o melhor presente possível, o reconhecimento!

A Helioprint é uma empresa GPTW que coleciona momentos e histórias junto aos seus colaboradores há mais de quatro décadas. Fundada em 1980, inicialmente vendendo papéis heliográficos, a empresa cresceu, se desenvolveu e evoluiu. E, hoje, tem como um dos principais objetivos conectar os clientes com os mais modernos avanços do mundo gráfico.

Comemorando em 2021, 41 anos de existência, a Helioprint se moldou e caminhou a passos largos com a tecnologia ao longo de sua trajetória. Acompanhando e guiando a empresa através destas mudanças que o tempo trouxe, estavam os profissionais da Helioprint. Colaboradores treinados, envolvidos e vontade de estar sempre à frente. Eles são o motivo da renovação do selo Great Place To Work (GPTW). A seguir, saiba o que significa este reconhecimento para a empresa:

História do selo Great Place To Work (GPTW)

Nos anos 1980, Robert Levering, um jornalista da área trabalhista, foi convidado para escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar. Convencido de que tal absurdo não existia, Robert não aceitou o convite. Após muitas negociações, ele chegou a sugerir uma abordagem diferente: um livro sobre as piores empresas para se trabalhar.

A editora considerou a proposta mas, com medo dos inúmeros processos que a publicação geraria escolheu se abster. Algumas conversas calorosas depois, Levering acabou aceitando o desafio. Sendo assim, começou sua longa jornada entrevistando colaboradores de várias empresas em todo o país.

Como já havia previsto, a parte das pessoas entrevistadas demonstraram repulsa e animosidade com as empresas as quais trabalhavam. Entretanto, o que chocou o jornalista foi constatar que também existiam aquelas que realmente amavam onde trabalhavam e seus companheiros de equipe. Motivado pela descoberta, Robert montou numa pequena sala o seu escritório, o qual chamou de Great Place To Work “ótimo lugar para trabalhar", em inglês.

Qual a importância do selo GPTW para uma empresa?

Essa certificação indica que a empresa é um ótimo lugar para trabalhar. E em um mundo em que tudo se transforma em um ritmo constante, isto é muito importante. Assim como o cliente agora busca a experiência ou invés do preço. O colaborador não se preocupa mais somente com o salário, mas também com o ambiente ao qual vai se inserir. O selo, por sua vez, atrai muitos profissionais, o que aumenta a chance da empresa encontrar os melhores funcionários nos recrutamentos.

Empresas de todos os tamanhos, segmentos e nacionalidades podem passar pela consultoria e atingir os elevados requisitos da GPTW para conquistar o selo de qualidade. Pontos como autonomia, clima organizacional, remuneração, transparência na gestão e orgulho ao fazer parte da organização, são avaliados. As empresas que atingem a média de 70 pontos mais, podem receber a certificação. E ao final da pesquisa compõe um ranking. 

Como funciona o ranking?

Anualmente, a GPTW divulga um ranking com as empresas certificadas de acordo com suas notas. No Brasil, esta listagem é divulgada pela revista Época Negócios e possui cerca de 40 rankings. Com as categorias: multinacional, nacional, regional, setorial e temática (melhores empresas para mulheres, PCDs, LGBTQI+ etc). Também há o ranking América Latina dividido entre multinacionais, grandes empresas nacionais, pequenas e médias empresas nacionais.

Como funciona o certificado?

A GPTW disponibiliza um questionário online, denominado Trust Index ou pesquisa de clima organizacional. A avaliação é feita pelos colaboradores e envolve cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

Depois que o questionário é respondido é gerado um relatório com o resultado. Este por sua vez, aponta como os colaboradores enxergam a empresa. A certificação tem duração de um ano.

Além de posicionar bem a empresa no mercado, o certificado tem a função de gerar um amplo feedback. Pois, de acordo com as respostas dos funcionários é possível enxergar os pontos fortes e fracos da organização. Assim, a empresa pode estabelecer estratégias eficazes com a sua equipe para melhorar o ambiente. 

Helioprint é uma empresa GPTW

Essa não é a primeira vez que a empresa Helioprint recebe este certificado GPTW. Em 2018, a empresa foi laureada com o selo e se destacou como umas das melhores empresas do país para se trabalhar. A renovação do selo em meio a uma pandemia mundial, torna ainda mais importante o aniversário de 41 anos da empresa. Que ao longo de sua trajetória assistiu e também participou de incontáveis momentos históricos e conseguiu persistir. 

Uma das constantes preocupações da empresa é manter o ambiente profissional o mais humano possível. Sem distinguir clientes, diretores e colaboradores, pois todos fazem parte da organização. A obtenção do selo GPTW é prova que a empresa continua no caminho correto

Para a Helioprint a certificação é uma forma de reter e atrair talentos, além de melhorar os resultados. Com o trabalho e dedicação combinados é possível obter um ótimo clima organizacional e aumentar a produtividade e comprometimento entre os envolvidos. Segundo Janaina M. Zgoda, Gestora de RH, os colaboradores representam quem a empresa é, sua forma de agir e onde quer chegar.

"Valorizá-los e prezar pelo bem-estar de todos, são tarefas fundamentais para atingirmos nossos objetivos e superarmos nossos desafios. Receber a certificação demonstra que estamos no caminho certo. Ganhamos nós, ganha o nosso time e, principalmente, ganham os nossos clientes”, comenta.

Compromisso da Helioprint

Mesmo para as empresas mais preparadas e bem geridas do mundo a pandemia foi algo totalmente inesperado e fora do controle. Ela gerou um novo significado para a resiliência no mercado empresarial. Em meio a pequenas, médias e até mesmo grandes organizações que não conseguiram resistir neste cenário econômico, a Helioprint se manteve forte. E a renovação do selo Great Place To Work é a prova de que um dos motivos para persistir são os seus colaboradores.

Como já descobrimos, nem os melhores consultores do mercado conseguem prever o futuro. Que pode se mostrar inconstante, imprevisível e perigoso. Mas uma coisa é certa, a Helioprint continuará levando novas tecnologias do mundo gráfico para os seus clientes. Até a próxima!