Uma das datas mais lucrativas do ano está chegando, saiba o que você pode fazer para atrair os apaixonados para a sua gráfica.
A Páscoa e o Dia das Mães ficaram para trás, a questão agora é como lucrar na sua gráfica rápida no Dia dos Namorados. Nesta data, pieguices e clichês são esperados e até desejados entre os casais.
Presentes como flores, chocolates, cinema e joias estão entre os itens mais procurados. Mas você pode atrair os clientes com duas palavras mágicas: presentes personalizados.
Afinal, quem não quer se sentir único para o seu amado?! Fique com a gente e vamos mostrar algumas ideias para a sua gráfica rápida faturar no Dia dos Namorados. Boa leitura!
Dia dos Namorados no Brasil
Diferentemente dos Estados Unidos e Europa, onde a data é comemorada em 14 de fevereiro e denominada ‘Valentine’ s Day‘ em homenagem a um bispo da Idade Média que unia casais clandestinamente.
No Brasil, a data é bem mais comercial e recente. Foi João Dória, um empresário do ramo da publicidade, que em 1949 elaborou um programa comercial relacionado à data. O dia escolhido foi 12 de junho, véspera da comemoração do Dia de Santo Antônio, o casamenteiro, o sucesso foi tamanho que é celebrado até hoje.
O que dizem os dados?
No ano de 2021 a data registrou uma alta de 13,7% nas vendas em relação ao ano anterior, segundo o Serasa Experian. Nos fins de semana que antecederam o Dia dos Namorados, o aumento foi de 3,2%, bem superior ao de 2012.
No e-commerce, as compras feitas por cartão de crédito renderam mais de 3,3 bilhões em faturamento. Isso de acordo com um relatório da All In/Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk, divulgado no ano passado.
Para 2022, o comércio estima um crescimento de 2,5%, uma movimentação de cerca de R$ 1,65 bilhões. Esses dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que se vê bem otimista acerca da data.
Mas fique calmo, ainda dá tempo de se preparar! Para isso, o Blog da Helioprint separou algumas dicas para inspirar as vendas do Dia dos Namorados na sua gráfica rápida. Prepare caneta, papel, ative a sua criatividade e vamos lá!
Gráficas rápidas no Dia dos Namorados
São muitas as ideias de presentes personalizados que uma gráfica rápida pode oferecer no Dia dos Namorados. Por exemplo, chaveiros, almofadas, camisas, canecas, relógio, chinelos, cadernos, mouse pads, enfim muitos! O segredo é como apresentar isso ao seu consumidor e conquistá-lo.
1. Faça um planejamento estratégico
Em primeiro lugar, identifique os produtos que mais venderam nos anos anteriores e invista neles. Estude o seu público-alvo, veja o que eles estão procurando, leia, pergunte e se informe sobre isso.
Faça uma pesquisa com os seus concorrentes também, veja bem, não estamos falando em copiar a ideia alheia. Mas sim, criar a sua de acordo com a pesquisa. Assim, você terá mais ideias do que fazer.
2. Para divulgar seus produtos aposte no marketing digital
Se o seu intuito é ganhar e não gastar, os canais digitais são as melhores opções. Pois, o investimento é inferior a um outdoor ou comerciais de rádio ou TV, por exemplo:
Redes sociais
Alcance seu público, criando perfis e publicando assuntos relevantes. Vale lembrar que as redes sociais são gratuitas e muito acessadas pelos consumidores, mas cuidado, planeje bem o que vai postar! Crie estratégias criativas, instigue o cliente, mostre as opções que você oferece e como isso pode surpreender o presenteado;
Site
Um canal básico para exibir seus serviços, portfólio e outras informações importantes da sua gráfica rápida. Lembre-se que um negócio não pode se sustentar apenas com redes sociais. Pois elas pertencem a empresas (Meta, Google, etc) e o seu perfil ali dentro não é garantido, já que as políticas das plataformas mudam o tempo todo.. Mas o site da sua empresa, esse é seu patrimônio.
Mídia paga
Se você possui um valor para investir, o Facebook Ads e o Google Adwords são excelentes ferramentas para atingir um público específico. Os anúncios podem ser segmentados e atingir de forma certeira o público-alvo no Dia dos Namorados da sua gráfica rápida.
Alcance orgânico
Através do SEO é possível estar presente nos resultados de pesquisa do Google, justamente onde seus possíveis clientes estão procurando. Fique atento também no SEO Local, pois ele é importante para as pesquisas que são feitas de smartphones. Neste tipo de busca, o Google costuma mostrar empresas próximas ao local da pessoa.
Facebook chatbots
Os chatbots são “robôs” que “conversam” com as pessoas que entram em contato com sua empresa através da fan page do Facebook. É possível programar esses robôs para tirar dúvidas sobre serviços, oferecer produtos ou até realizar vendas.
3. Inove no portfólio
Já citamos acima os clássicos, caneca, camisa, chaveiros. Mas, itens como baralho personalizado, capinha de celular, caixas e embalagens criativas, abridor de garrafas e a foto tela, por exemplo, são diferentes e podem ser divulgados para o cliente conhecer. Pense no que mais você poderia inovar e “mãos na massa”!
4. Cumpra os prazos de entrega
Você mais do que ninguém conhece o potencial da sua empresa, então não aceite mais do que você pode entregar. Caso queira investir mesmo na data, há a opção dos temporários.
Durante as datas comemorativas sazonais, geralmente o número de contratações por um curto espaço de tempo aumenta. Desse jeito você pode aceitar mais encomendas e manter a sua empresa e seus funcionários, sem estresse no final do dia.
5. Cliente bem atendido, volta para mais um pedido
Essa é a mais pura verdade! Consumidores bem atendidos retornam e indicam para outras pessoas. Por isso, instrua e capacite os seus colaboradores. Eles devem demonstrar conhecimento, serem ágeis e dar soluções sempre que o cliente precisar.
O ambiente do atendimento também deve ser levado em consideração. Mantenha a recepção e o ambiente de trabalho organizado, limpo e convidativo. Ar condicionado, bebedouro, wi-fi e até mesmo um canto do café são levados em consideração pelos fregueses.
A organização no ambiente de trabalho também vai contribuir para que os colaboradores achem facilmente os materiais necessários para o trabalho, o que contribui para maior agilidade e eficiência.
6. Nesse Dia dos Namorados o match perfeito das gráficas rápidas é com a Helioprint
Como já falamos no início deste artigo, os itens clichês e piegas estão em alta no Dia dos Namorados e isso é uma oportunidade para a sua gráfica rápida.
A Helioprint trabalha com equipamentos de impressão há mais de 40 anos. Temos também soluções corporativas que podem ajudar gráficas, a atualizar seu parque tecnológico, de todos os tamanhos e segmentos a maximizarem seus resultados.
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