Há seis décadas, era inimaginável algo capaz de unir o mundo como a internet. Tão pouco se fazia ideia da existência do Metaverso. Descubra conosco como esta tecnologia está mudando o mundo corporativo.
Há cada vez mais empresas no metaverso. Os gigantes do mundo corporativo, já estão se adequando a esse novo cenário propiciado pela conectividade. O Metaverso não é mais uma coisa do futuro, já é a realidade.
Já faz algum tempo que o mundo corporativo vem passando por inúmeras mudanças. Principalmente, nos dois últimos anos, quando o home office se tornou vital para as empresas. Mesmo antes disso, as videoconferências e colaborações online já tomavam conta dos escritórios, facilidades muito bem-vindas para os empreendedores.
Agora chegou a hora de abrir os olhos para o assunto do momento. Vem saber mais sobre esta tecnologia aqui no Blog da Helioprint. Boa leitura!
Mas afinal, o que é Metaverso?
É um espaço digital que combina diferentes tecnologias em uma só. As mídias sociais, a realidade aumentada, a realidade virtual e as criptomoedas, por exemplo. Nele as pessoas podem interagir umas com as outras através de avatares. Neste universo é possível fazer compras, realizar diferentes atividades, criar e aprender coisas novas.
A ideia central é provocar uma imersão total dos usuários. O Second Life já tinha feito isso nos anos 2000, mas a baixa capacidade de processamento dos desktops, frustrou os usuários. Além disso, a velocidade de conexão à internet e a precária tecnologia mobile limitavam os acessos.
Agora, é possível utilizar óculos especiais, sensores para registrar os movimentos físicos e expressões faciais que serão recriados pelo avatar neste mundo virtual. De acordo com especialistas, o potencial para o metaverso é trilionário. Grandes empresas já estão investindo na nova tecnologia e, inclusive, já lançaram produtos neste mundo digitalizado.
O que podemos esperar do Metaverso?
Ele pode ser considerado uma evolução natural da web. Assim, como a própria navegação se transformou do 3G, para o 4G e agora 5G. Aliás, esta ascensão tem ligação direta com a possibilidade do mundo virtual proposto pelo Metaverso. Afinal, sem uma conexão poderosa isto não seria possível.
Segundo Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, o metaverso propõe uma nova forma de navegar na rede. As pessoas poderão literalmente 'estar na internet', interagir com objetos virtuais, outros avatares, trabalhar, estudar, participar de programas de TV, shows e gravações de podcasts. É um mundo de possibilidade, ainda pouco explorado, mas com muito potencial.
Estima-se que o mundo corporativo deve fazer circular US$ 48 bilhões em 2026, segundo a Ernst & Young (EY). A mesma consultoria estima que até 2025 este setor crescerá 70% e atingirá os US$ 3,5 bilhões em receita.
Empresas no metaverso
Como nós já falamos aqui, muitas empresas já estão investindo neste mundo virtual. A popularização do termo tem atraído muitas corporações para o metaverso, estas estão criando suas realidades dentro de jogos atraindo consumidores de diversas áreas e nichos. Tudo isso aconteceu depois que o Facebook anunciou em 2021 que se tornaria uma “empresa de metaverso” em até cinco anos. Desde então este universo se tornou uma importante ferramenta de marketing para as companhias.
Mas, porque as marcas estão migrando para esse mercado? Segundo o professor da Universidade Anhembi Morumbi, Igor Hosse em entrevista para a CNN Brasil, isto se dá por três motivos: a monetização dos NFTs (tipo de investimento digital), as novas possibilidades de conexão com os clientes e a chance de se posicionarem como inovadoras. De acordo com ele, comprar artigos dessas companhias no mundo virtual “dão status ao jogador e, ao mesmo tempo, uma sensação de pertencimento”. Ele ainda ressaltou que o objetivo das companhias ao migrar para esse universo é estar próximo de possíveis compradores, disponibilizando NFTs para os usuários comprarem e usarem nos jogos.
Para o e-commerce, o metaverso significa uma revolução de mercado. Imagine poder entrar em um carro ou uma casa, abrir portas, testar dimensões, enfim, poder testar antes de comprar. Esta é a evolução.
Trabalhando no Metaverso
Além de Zuckerberg, Bill Gates também vem fazendo afirmações sobre esta tecnologia. Segundo ele, em até três anos as reuniões de trabalho migraram maciçamente para o metaverso. O fundador da Microsoft, acredita que isso vai acontecer em decorrência da necessidade de adaptação ao 'novo normal'.
Nos últimos dois anos houve um fortalecimento no trabalho remoto, por isso a tendência do metaverso é digitalizar os escritórios para quebrar os bloqueios regionais. De acordo com Gates, isso permitiria a criação de equipes com pessoas de diversas partes do globo.
Voltando a Zuckerberg, em 2021 ele anunciou a criação de 10 mil postos de trabalho nos próximos cinco anos para o metaverso. As vagas, a princípio, seriam para países da União Europeia, escolha justificada pelo crescimento de empresas e profissionais de tecnologia na região e o importante papel do bloco na criação de políticas de segurança e privacidade na internet. Bill Gates e Zuckerberg são visionários do mundo tecnológico, por isso, ficar de olho no que eles estão investindo é fundamental.
A Helioprint te ajuda a chegar no futuro
Tudo isso parece até roteiro de filme de ficção científica, não é?! Dá até um frio na barriga de pensar como as coisas podem mudar nos anos que virão. A Helioprint acompanha a evolução do mercado e oferece soluções corporativas que vão além da impressão, como locação de notebooks, scanners e demais equipamentos para o seu escritório.
Além disso, com o sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é possível controlar a impressão de documentos e fazer o armazenamento dos arquivos de forma segura.
São muitas soluções para levar você para o futuro, consulte um dos especialistas da Helioprint e descubra um mundo de vantagens. E fique ligado aqui no blog, estamos sempre preparando conteúdos incríveis sobre os mais variados temas. Até a próxima.