A data mais romântica do ano movimenta o mercado de presentes e embalagens personalizadas nas gráficas

Que o Dia dos Namorados movimenta a economia é indiscutível. Mas a procura por presentes personalizados é uma particularidade da data mais romântica do ano.

Buquês de rosa e chocolates é o clássico das vendas, acompanhada de uma mensagem para o Dia dos Namorados. Mas, aquelas sugestões de presentes clássicos, também estão valendo. Como por exemplo: canecas, taças, almofadas, chinelos e todas as embalagens para esses itens geram uma grande demanda para as gráficas.

A graça de presentear outra pessoa é velar o objeto com uma embalagem que crie a sensação de elemento surpresa. A emoção de se ganhar um presente começa quando enxergamos algo embalado nas mãos do outro. Afinal, o presente precisa estar embalado para que a gente possa ter o prazer de desembrulhar.

Mesmo as embalagens sendo necessárias em qualquer presente, no Dia dos Namorados, as embalagens personalizadas ganham mais valor. Saiba como surgiu essa data e o valor agregado que ela carrega.

O santo casamenteiro

O Frei, de origem portuguesa, Fernando Bulhões, durante suas pregações sempre afirmavam a importância do amor e do casamento. Após ser canonizado, ato de atribuir o estatuto de Santo na Igreja Católica, o Frei virou Santo Antônio.

A partir de seus discursos em prol do casamento, o frei ficou conhecido popularmente como santo casamenteiro. O dia 13 de junho ficou registrado pela morte de Santo Antônio, que aconteceu por volta do ano 1231. Segundo registros, a canonização do frei aconteceu alguns anos depois de sua morte.

Ao que tudo indica, o dia 12 de junho ficou conhecido como Dia dos Namorados por motivos comerciais. A data tornou-se simbólica para os namorados desde 1948.

O publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, desenvolveu uma campanha para alavancar as vendas em junho.  Como o dia 13 de junho é conhecido como o dia do Santo Casamenteiro, a véspera, dia 12, ficou marcada como o Dia dos Namorados.

Saint Valentine x Dia dos Namorados

Apesar dos brasileiros comemorarem a data no dia 12 de junho, o mesmo não acontece no resto do mundo. No Brasil, Santo Antônio é o símbolo do Dia dos Namorados, mas promessas amorosas não são destinadas apenas ao santo casamenteiro.

O dia mais romântico do ano no exterior foi inspirado em Saint Valentine (São Valentim). A comemoração dos casais, celebrando o amor, é no dia 14 de fevereiro, conhecido como Valentine Days (Dia de São Valentim).

Famoso por ser chamado de santo do amor, Valentim era um bispo que viveu durante o império romano. Sua fama, veio após o Imperador da época proibir os casamentos por achar que os soldados seriam mais eficientes se estivessem solteiros.

Mesmo assim, acreditando no poder do amor, Valentim realizou vários casamentos que eram considerados clandestinos.

As cores falam

Segundo uma pesquisa divulgada pelo SEBRAE, as cores afetam e muito na decisão de compra para 85% dos consumidores.  E 93% dos entrevistados dizem que dão mais importância ao visual e a cor do produto do que qualquer outro elemento na hora de fazer suas compras.

Vermelho paixão

Que a cor vermelha é a primeira que vem na nossa cabeça quando pensamos no Dia dos Namorados é fato. Portanto, atração, perigo, paixão, desejo e amor são os sentimentos mais associados ao vermelho.

Mas não é apenas de vermelho que o mundo dos presentes e das embalagens vivem.

Uma prima muito próxima da cor vermelha é o cor-de-rosa. Muito utilizada no Dia dos Namorados, a cor rosa transmite romantismo, suavidade, fragilidade e delicadeza.

Tons de amarelo

Chamar a atenção é sinônimo da cor amarela. Muito utilizada para prender a atenção dos consumidores, o amarelo é uma ótima opção para as embalagens.

O amarelo pode ser utilizado em detalhes importantes, como por exemplo, em laços, decorações e enfeites dos presentes. Uma palavra que combina muito com o Dia dos Namorados e é facilmente associada a cor amarela é o cuidado.

A paz da cor branca

Quem já frequentou uma virada de ano no Brasil, sabe que todos os brasileiros estão em busca de paz. Essa conclusão vem através das nossas vestimentas, que em sua maioria é de cor branca.

Essa cor transmite paz por meio da associação com pureza e limpeza que é diretamente ligada a cor branca. Uma ótima opção para as embalagens no formato de caixa.

A sofisticação do roxo

O roxo pode ser uma ótima opção para presentes e embalagens mais sofisticadas, já que a cor está diretamente associada à realeza, sabedoria e respeito.

Sinônimo de maturidade, a cor roxa pode representar um presente criativo e inteligente.

A elegância da cor preta

Formalidade e elegância são a representatividade da cor preta. Além de estar associada a mistério, o preto passa autoconfiança, sofisticação, poder, atemporalidade e determinação.

Aprendendo um pouco mais sobre o que cada cor transmite fica mais fácil conhecer o consumidor. Saber quais as cores associadas ao Dia dos Namorados também é crucial para se preparar para as vendas.

Aquecimento do mercado no Dia dos Namorados

Quando o assunto é economizar, o Dia dos Namorados passa longe. Dados levantados pelo site Picodi mostram que, em média, o brasileiro gasta R$ 195 em presentes no Dia dos Namorados.  O gasto dos homens fica em torno de R$ 220, enquanto as mulheres gastam por volta de R$ 182.

O data mais romântica do ano é baseada em sentimentos, por isso, as vendas devem ser baseadas nesse foco. Dedicação e carinho podem ser facilmente transmitidos por meio de presentes personalizados.

Criatividade é chave principal para escolher o presente perfeito, por isso, as gráficas possuem papel fundamental no Dia dos Namorados. Cartões personalizados e fotoprodutos são as formas mais comuns de personalização nas gráficas. E claro, as embalagens de diversos tamanhos e formas são a cereja do bolo para os consumidores. Por isso, estar preparado para uma grande demanda nessa área é essencial.

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