autor julio
data 04 de janeiro de 2022

Para você começar o ano com o pé direito relembramos algumas estratégias que podem fazer a diferença na sua empresa. Então já favorite este artigo e vem com a gente para saber mais sobre o mundo gráfico

Ao longo deste ano a Helioprint abordou diversas dicas de impressão para te ajudar no seu negócio. Sabemos que 2021 não foi fácil, então se você perdeu algum artigo ou esqueceu de alguma delas, não se preocupe!

Fizemos uma seleção das melhores indicações e das que talvez tenham passado despercebidas por você. De economia ao escolher a fonte tipográfica até atendimento no balcão confira as dicas que separamos para você:

1. Saber escolher a gramatura do papel é importante

São diversas as opções de papel: 80g, 150g ou 300g. E acredite, a escolha dela influencia diretamente no resultado final da sua impressão.

A gramatura nada mais é do que uma medida de peso que representa a densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Uma das dicas de impressão é sempre conferir uma amostra em tamanho real do papel. Assim, você pode verificar a maleabilidade do papel sem a chance de cometer enganos. Agora confira um apanhado sobre as gramaturas:

  • De 35g a 55g: encontradas, geralmente, em jornais e bobinas de máquina de cartão;
  • De 63g: se encaixam em produtos como embalagens e etiquetas adesivas;
  • 75g a 90g: são indicadas para papéis timbrados, receituários, panfletos, cartões e convites de baixa qualidade, hot stamping, miolos de agendas e cadernos e artesanatos;
  • De 120g: algumas pessoas optam por fazer materiais de baixo custo, como panfletos e cartões de visitas;
  • 120g e 240g: podem ser usados para criar folders, flyers e impressos que exijam resistência;
  • 250g a 350g: são utilizados em cartões de visitas, panfletos, convites e cardápios são feitos em altas gramaturas;
  • Mais de 350g: é usado na Fine Art, uma técnica de reprodução de obras de arte com a mais alta qualidade. As impressões em Fine Art podem durar até 100 anos sem amarelar ou perder qualidade.

2. A escolha da fonte tipográfica ajuda a economizar tinta da impressora

É isso mesmo! Essa é para você que está sempre pensando em novas formas de fazer o seu dinheiro render mais

Além de ajudar o seu bolso, ao economizar tinta você também está automaticamente contribuindo com o meio ambiente. Já que o consumo consciente é a tendência que veio para ficar. Agora confira essas dicas de impressão sobre as fontes que mais economizam tinta:

  • Ryman Eco: criada por Dan Rhatigan, esta fonte é distribuída gratuitamente. Ela é exclusivamente destinada para contribuir com a sustentabilidade, reduzindo o custo e descarte com cartuchos de tinta;
  • Ecofont: desenvolvida pela Vera Sans, esta fonte também é gratuita. Ela possui espaços vazios em seu interior resultando em um menor gasto de tinta;
  • Garamond: essa é a campeã em economia de tinta. É uma das fontes serifadas mais populares do mundo. Está disponível gratuitamente em todos os softwares que utilizam texto.

3. Se você tem uma gráfica, atender bem no balcão é essencial

Após meses de atendimento remoto e delivery por conta da pandemia, o presencial volta ao foco. Essa é a sua chance de voltar com tudo! Reveja algumas dicas:

  • Conheça o seu produto: para prestar o melhor atendimento possível esta é a dica suprema. Não só você, mas todos que trabalham na gráfica precisam compreender bem os produtos oferecidos; 
  • Seja empático: ouça e sugira opções aos seus clientes. Se coloque no lugar dele e veja o que pode fazer para resolver o problema que ele trouxe. Acima de tudo o cliente está ali em busca de soluções rápidas. então dê isso a ele;
  • Respeite o prazo de entrega: esse tópico se entrelaça com o de cima. Entregar na data marcada significa que você respeita o cliente e também que é bom no que faz. Aposte na agilidade e na eficiência, mas, também na qualidade. É possível chegar a um meio termo entre os três!;
  • Limpeza e organização são fundamentais: bom, estamos saindo de uma pandemia, então cuidados de higiene não são mais diferenciais e, sim, necessidades. Por isso, mantenha os ambientes tanto de atendimento quanto internos limpos e arejados. Use máscara e ofereça álcool em gel para os clientes. Cuidados assim são essenciais para que os riscos de contaminações virais fiquem cada vez mais longe de nós.

4. Em 2021 entendemos como o benchmarking pode ajudar as gráficas rápidas

O termo “benchmarking” deriva da palavra inglesa benchmark, que significa “referência” e consiste na análise das experiências de outras empresas do mesmo ramo. Trata-se de uma análise dos pontos positivos dos concorrentes para assim transformá-las em oportunidades para o seu negócio. O objetivo é simples: se aperfeiçoar.

Portanto, o benchmarking serve tanto para aquelas gráficas que já estão no mercado quanto para quem está cogitando entrar para o ramo. Esta é uma estratégia que deve ser desempenhada corriqueiramente para que você esteja sempre em contato com a evolução do mercado ao seu redor. Neste artigo você encontra dicas de como o benchmarking pode te favorecer.

5. Seja qual for o seu ramo de atuação ou interesse a Helioprint está aqui para te ajudar

Há mais de quatro décadas no mercado gráfico a Helioprint se orgulha de fazer parte da história de várias empresas. Oferecendo serviços de impressão para gráficas com impressoras de qualidade e serviço sem igual. Não importa o seu ramo de atuação, conte com a gente para a excelência em impressão.

O ano passou rápido. Começamos ele ainda em a uma crise de saúde mundial e com o andamento do calendário de vacinações pelo Brasil, aos poucos fomos nos recuperando.

Terminamos 2021 com esperança de dias melhores. Sem doenças, mortes e com a recuperação da economia como um todo. Foram dias sombrios para todos e, finalmente, conseguimos enxergar a luz no fim do túnel.

É como dizem: não há poço tão fundo que não possa ser escalado, e nem escuridão mais profunda que não possa ser iluminada. Por isso, nós da Helioprint desejamos luz para o seu 2022. E para te ajudar em dicas de impressão, conte conosco sempre. Até a próxima!