Uma das datas mais importantes para o comércio merece toda a atenção e planejamento possível. Conheça algumas dicas para aquecer as vendas nesta data.
Você já está preparado para o Dia das Mães na gráfica rápida? Essa é uma das datas comemorativas mais importantes para a economia brasileira. Considerada uma das datas sazonais mais importantes, ela movimenta vários segmentos, como perfumaria, vestuário, calçados, floriculturas, etc.
Segundo o relatório da Neotrust, as vendas do e-commerce alcançaram os R$ 6,4 bilhões em 2021. E as vendas presenciais aumentaram em 66% no varejo, de acordo com a Rede. Isso significou um acréscimo de 57% ao faturamento dos varejistas, se comparado ao ano de 2020. E as expectativas para 2022 devem ser ainda maiores e melhores.
Por isso, é essencial planejamento para aproveitar ao máximo as datas sazonais. E como sempre, o Blog da Helioprint separou algumas ideias para te ajudar a vender mais no Dia das Mães na gráfica rápida. Então venha ver as melhores dicas, pois você ainda tem um mês para colocá-las em prática. Confira:
1 – Estude o seu público-alvo
Quando se trata de vender, o primeiro passo a seguir é esse… Conhecer o público que você deseja alcançar é essencial para começar a delinear as suas estratégias de vendas. A data sazonal em questão é o Dia das Mães, então você deve atrair os filhos e os maridos para o seu negócio. Nessas datas, algumas empresas também costumam entregar lembranças para os colaboradores como uma forma de engajamento. Então, disponibilize ideias, muitos clientes já vem com uma perspectiva pronta do que deseja, mas outras não. Então converse com a sua equipe e deixe algumas coisas pré-prontas. Pode ser uma forma, tanto de atrair a clientela, quanto de agilizar o atendimento.
2 – O benchmarking pode te ajudar
Já falamos sobre isso aqui no Blog da Helioprint. O benchmarking é uma forma de analisar a concorrência. Não estamos falando de roubar ideias! Mas sim, de ver o que está dando certo e o que não está, em outra empresa e através desses dados formar as próprias estratégias. O benchmarking é muito usado por empresas de todo o globo, pois ajuda a compreender o seu concorrente e também o seu cliente.
Existem cinco tipos de benchmarking: o competitivo, o interno, o funcional, o genérico e o de cooperação. Através dos resultados obtidos, é possível criar um plano de ação. Falamos de todos os tipos e como utilizá-los neste artigo do blog. Vale a pena dar uma olhada e aplicar na sua empresa!
3 – Invista em marketing digital
Esqueça os outdoors, spots em rádios e comerciais de TV. É possível gastar a verba para divulgação de uma forma mais assertiva. Atingir o seu público-alvo e ainda por cima obter um maior retorno sobre o investimento. Estamos falando de marketing digital! Confira alguns canais que vale a pena investir:
Redes sociais
Alcance seu público, criando perfis e publicando assuntos relevantes. Vale lembrar que, as redes sociais são gratuitas, mas ter uma mão de obra qualificada para publicar da forma correta tem um preço. Invista em bons profissionais;
Site
Um canal básico para exibir seus serviços, portfólio e outras informações importantes da sua gráfica rápida. Lembre-se que um negócio não pode se sustentar apenas com redes sociais. Pois elas pertencem a empresas (Meta, Google, etc) e o seu perfil ali dentro não é garantido, já que as políticas das plataformas mudam o tempo todo.. Mas o site da sua empresa, esse é seu patrimônio;
Publicidade paga
O Facebook Ads e o Google Adwords são excelentes ferramentas para atingir um público específico. Os anúncios podem ser segmentados e atingir de forma certeira o público-alvo do Dia das Mães na sua gráfica rápida;
Alcance orgânico
Através do SEO é possível estar presente nos resultados de pesquisa do Google, justamente onde seus possíveis clientes estão procurando. Fique atento também no SEO Local, pois ele é importante para as pesquisas que são feitas de smartphones. Neste tipo de busca, o Google costuma mostrar empresas próximas ao local da pessoa;
Facebook Chat Bots
Os chatbots são “robôs” que “conversam” com as pessoas que entram em contato com sua empresa através da fan page do Facebook. É possível programar esses robôs para tirar dúvidas sobre serviços, oferecer produtos ou até realizar vendas.
4 – Cumpra os prazos
Não adianta aceitar mil jobs, se você não vai entregar nem 30% na data estipulada. Isso também vai causar atritos e estresse na sua equipe, o que também não é bom. Por isso, você mais do que ninguém conhece o potencial da sua empresa, então se mantenha dentro do que você sabe que pode abarcar. Se você quer ir além… então prepare os seus colaboradores para isso e talvez contrate temporários. Durante as datas comemorativas sazonais, geralmente o número de contratações por um curto espaço de tempo aumenta. É a sua chance de conseguir mais jobs, sem perder a clientela e nem os funcionários.
5 – O atendimento é a alma do negócio
Esse é outro tópico que constantemente citamos aqui no blog. Mas sempre vale ressaltar: o bom atendimento é fundamental para atrair e manter os clientes. Desde o primeiro dia até o último da noite, são importantes, então capriche. Instrua e capacite os seus colaboradores. Cada um deve saber lidar com os fregueses. Devem demonstrar conhecimentos, serem ágeis e dar soluções sempre que o cliente precisar.
6 – Cuide do ambiente de trabalho e de atendimento
Esse tópico, certamente, é um complemento do anterior. É também parte de um bom atendimento manter a recepção e o ambiente de trabalho organizados, limpos e convidativos. Ar condicionado, bebedouro, wi-fi e até mesmo um canto do café são importantes para o cliente. Por exemplo, se for um horário de muito movimento, a comodidade é vital para que o cliente aguarde o tempo necessário. Como em um bom truque de mágica, a distração é fundamental.
A organização no ambiente de trabalho também vai contribuir para que os colaboradores achem facilmente os materiais necessários para o trabalho, o que contribui para maior agilidade e eficiência.
7 – Faça um planejamento estratégico
Os sete itens acima servem para você definir este tópico. Pois é através do estudo do seu público-alvo, concorrentes, estratégias de marketing, atendimento, prazos e organização que você vai conseguir delinear o seu planejamento estratégico. Veja bem, você já vai ter tudo praticamente pronto! Basta colocar tudo no ‘papel’ e pôr as ‘mãos à obra’. Sem mais trocadilhos, tudo o que citamos ao longo deste artigo serve para que você planeje diretrizes para o Dia das Mães na gráfica rápida. Alinhe, estude e coloque em prática. Você tem ainda um mês para isso.
Dica bônus: Invista em parceiros que te impulsiona e te destaquem da concorrência
A Helioprint sempre prepara as melhores dicas para te ajudar em vários cenários. Seja no Dia das Mães, Páscoa ou Natal. Nas últimas novidades em tecnologia e equipamentos de impressão de qualidade sem igual. Nós sempre estamos aqui para te impulsionar e destacar dos demais.
Há mais de quatro décadas no mercado, a empresa se orgulha de fazer parte da vida de inúmeros clientes. Bem mais do que atender bem a Helioprint se preocupa com o sucesso dos seus clientes e os ajuda a chegar lá.
Referência quando o assunto é o mundo gráfico, oferece muitas soluções para os mais diversos ramos de empresas, desde as gráficas rápidas até a área médica. Converse com nossos especialistas e tire dúvidas sobre os equipamentos que mais se adequam ao seu negócio.
No Blog você vai encontrar muitos conteúdos de qualidade sobre o mundo gráfico. Por hoje ficamos por aqui. Até a próxima!