autor julio
data 04 de junho de 2019

Buscar alternativas para se diferenciar da concorrência e incrementar os serviços oferecidos pelas gráficas offset é uma tendência no mercado gráfico. A compra de impressoras digitais para complementar o trabalho e proporcionar ao público uma experiência mais completa, é um exemplo disso.

Mas antes que você decida investir nesse tipo de impressão, saiba que não é só escolher o equipamento ideal e efetuar a compra. As impressoras digitais têm um funcionamento diferente das offset – o que requer um outro tipo de cuidado.

E, convenhamos, de nada adianta investir em um equipamento novo, que tende a aumentar as vendas e proporcionar mais benefícios aos clientes, se ele não estiver dentro das condições necessárias para funcionar corretamente, certo?

Fatores como temperatura, umidade e até a limpeza do ambiente que guarda as impressoras, podem afetar a qualidade da impressão ou aumentar o número de manutenções das máquinas. Por isso nós, da Helioprint, contamos a seguir quais são os principais cuidados que você precisa ter ao comprar as impressoras digitais de sua gráfica:

Impressoras digitais precisam de um ambiente com temperatura controlada

Como é a temperatura do lugar em que você deseja instalar as impressoras digitais?
Essas máquinas precisam estar em um ambiente climatizado, em que a temperatura seja controlada e sem oscilações.

Isso porque as impressoras digitais têm um desempenho melhor quando estão em um espaço com temperatura entre 20 e 25 graus. Caso a temperatura passe ou esteja abaixo disso, as características da tinta sofrerão alterações. No calor ela pode ficar mais líquida do que o habitual e, no frio, mais densa.

A umidade também conta para o bom funcionamento das impressoras digitais

Cuidar da umidade do ambiente é tão importante quanto cuidar da temperatura. 
As impressoras digitais possuem muitos componentes metálicos e, em um dia chuvoso, por exemplo, podem absorver essa umidade e ter a qualidade da impressão prejudicada.

Além disso, dependendo da porcentagem de umidade no ambiente, a secagem da impressão pode levar mais tempo, gerando manchas e falhas no material.

Para que as impressoras digitais funcionem da melhor forma possível, o ideal é que a umidade relativa do ar esteja entre 30 e 40% no ambiente em que o equipamento for instalado. Se esse número for mais alto, como você já deve imaginar, a impressão terá problema. Nesse caso, a transferência das cores para o papel pode ser dificultada por conta da umidade absorvida pela folha.

Esteja ciente que o controle da umidade é importante tanto para o papel, quanto para a tinta. Folhas enrugadas ou muito moles podem fazer com que as máquinas atolem. 
E, se o ambiente estiver menos úmido do que o adequado, a tinta da impressora pode secar mais rápido do que o esperado e entupir a cabeça de impressão da máquina.

Nas duas situações você – ou algum de seus colaboradores – terá que parar o trabalho para desentupir as impressoras ou acionar a manutenção. Nesse momento, aquela máquina nova e moderna que você tinha comprado para aumentar o lucro da gráfica, começa a dar despesas.

Provavelmente você ficará irritado, achando que foi enganado durante a compra, que o equipamento não era tão bom assim quando, na verdade, a culpa é da temperatura e umidade do lugar em que ela está instalada.

Percebe agora porque é tão importante investir na climatização do ambiente, antes de adquirir impressoras digitais?

Para que você consiga medir a umidade e a temperatura do lugar, indicamos que adquira um termohigrômetro. Essa ferramenta irá mostrar se a sala precisa de um desumidificador, por exemplo, ou se está dentro das condições para o funcionamento das máquinas.

Tenha cuidado com a quantidade de poeira no ambiente

Outro fator que pode interferir no funcionamento das impressoras digitais é a poeira. Logo, mantenha o equipamento sempre em um lugar limpo.

A poeira, em contato com a umidade, pode causar danos permanentes no equipamento. Assim como a tinta ressecada, o excesso de sujeira também pode entupir a máquina e cria crostas ao redor da cabeça de impressão, prejudicando o sistema de limpeza da própria impressora e, dependendo do caso, a lubrificação de suas engrenagens.

Temos uma dica extra para você

Lembre-se sempre de ter uma tomada com sistema de aterramento, com um circuito exclusivo e um ponto de rede. Essas medidas evitarão que os componentes metálicos das impressoras digitais se energizem em uma voltagem de risco e apresentem falhas.

Conseguiu perceber a importância de ter um ambiente adequado para a instalação das impressoras digitais em sua gráfica offset? Agora que você já sabe quais são os cuidados necessários, é só implementar as dicas e escolher os equipamentos ideais para seu estabelecimento.

Lembrando que a Helioprint conta com diversas soluções para atender suas necessidades – e um suporte sempre preparado para ajudá-lo.

Para mais dicas sobre impressão e o mercado gráfico, continue acessando nosso blog.

Até a próxima!

Como montar uma gráfica digital