Quando iniciou suas atividades há anos como uma gráfica offset, a Gráfica Inicial desfrutava de um momento econômico estável no país e principalmente de uma época, onde os serviços de impressão rápida não interferiam diretamente em sua demanda.

Mas com o passar dos anos viu-se uma evolução avassaladora de gráficas digitais tomando conta do mercado, oferecendo produtos de qualidade por um preço acessível e com prazos cada vez menores. Foi aí que eles enxergaram uma luz e optaram por aumentar a rentabilidade com impressão digital.  Esta ascensão progressiva deste nicho de mercado emergente fez com que os empreendedores Gilberto e Fabiana buscassem uma alternativa para que a Gráfica Inicial superasse a concorrência e também pudesse suprir as demandas de baixas tiragens. A empresa, sediada em Florianópolis, completará 20 anos de atuação no mês de julho, ganhou novo fôlego a partir do momento que deixou de ser exclusivamente uma gráfica offset, para agregar novos serviços ao seu portfólio, através da impressão digital. 

Mudando o conceito para aumentar a rentabilidade com impressão digital

A estratégia de ação encontrada para manter o equilíbrio no fluxo de serviço e também financeiro foi aderir aos recursos da impressão digital preenchendo uma carência da região por serviços gráficos rápidos e pontuais. “As receitas provenientes dos serviços de gráfica offset eram cada vez menores e os custos operacionais, a cada mês estava ficando maior. Tivemos de trabalhar muito e por mais horas para tenta fechar a conta no final do mês”, avalia Gilberto, se referindo ao período difícil que a Gráfica Inicial passou. O momento para migrar de segmento foi providencial para a sobrevivência da empresa. “A decisão de mudar os rumos do negócio foi uma percepção da evolução do mercado, pois cada vez mais estava insustentável depender de serviços offset e que as dificuldades para se manter neste nicho de atuação só aumentariam ao longo do tempo”, revela Fabiana. Percebendo que alguns dos clientes da região tinham de se deslocar até outros bairros para terem acesso aos serviços de gráfica rápida, apostou suas fichas no segmento para aumentar a rentabilidade com impressão digital, mesmo sem a devida experiência no setor. O início da nova era da Gráfica Inicial se deu a partir da aquisição de equipamentos para impressão digital colorida e impressão preto e branco para captação deste tipo de serviço.

Impressão com valor agregado

Posteriormente com o aumento da demanda e após alcançar um equilíbrio financeiro foi possível expandir e aplicar mais recursos na empresa. O fluxo crescente de clientes permitiu adquirir novos equipamentos de impressão digital colorida ampliando o seu portfólio de serviços, como por exemplo, uma impressora à laser colorida, para que pudesse atender mais esta demanda que representa uma impressão com valor agregado e foi útil para aumentar a rentabilidade com impressão digital. Com a produção fluindo, notou-se uma grande demanda no mercado em busca de serviços feitos por equipamento para impressão digital, chegaram a conclusão de que estes necessitavam estar sempre em atividade para não deixar o cliente final na mão. Porém, logo esbarraram em outra dificuldade vindas dos altos custos de manutenção, pelo fato de terem optado por contratar serviços técnicos independentes. O que ocasionou no aumento das despesas com troca de peças, chamados avulsos, além do aspecto negativo por manter equipamento parado sem gerar receita.

Parceria Helioprint

Foi quando a Gráfica Inicial reconheceu a necessidade por novas soluções técnicas e comerciais mais produtivas, profissionais e personalizadas. A solução encontrada pelos empreendedores foi consolidar uma parceria com a Helioprint, a fim de ter acesso a uma completa solução de hardware e também para serviços técnicos e materiais de consumo.  A partir da parceria com a Helioprint, a Gráfica Inicial investiu em um equipamento da Canon, da linha imagePRESS C60, até então uma novidade no mercado brasileiro. A impressora digital adquirida, além de garantir uma notável qualidade de imagem, apresenta ainda uma precisão e consistência de cores, imprimindo em uma variedade de mídias, com altas gramaturas.

Colhendo os frutos

A título de resultado, desde que a Gráfica Inicial mudou o rumo da empresa, aderindo as tecnologias digitais, uma nova realidade se estabeleceu, onde foi possível equilibrar o fluxo de caixa e também oferecer outros tipos de trabalhos, o que ajudou a aumentar a rentabilidade com impressão digital. “Agora que contamos com os equipamentos da Canon, temos condições de atender algumas agências e construtoras que eram nossos antigos clientes e que sempre exigiam uma excepcional qualidade de impressão”, afirma Fabiana. Gilberto também considera que a mudança de segmento foi fundamental para a saúde financeira e o crescimento da Gráfica Inicial. “O nosso foco agora é em gráfica digital, onde pretendemos continuar investindo em equipamentos de produção digital, a medida que consigamos aumentar a demanda, mas sempre buscando captar serviços de maior valor agregado e complexidade”, avalia o empreendedor.