Agilidade, empatia e eficiência são primordiais quando se trata da recepção dos clientes no balcão de gráficas rápidas. Da chegada do freguês a entrega do pedido, o que fazer para aperfeiçoar o atendimento

Com o avanço da vacinação no país, o comércio volta a ganhar força e a demanda de atendimento no balcão de gráficas rápidas retorna ao seu ritmo habitual. Em muitas cidades brasileiras, os tão aguardados calendários de vacinação para a Covid já foram divulgados. Enfim, uma boa notícia para a população que há quase dois anos sofre com os efeitos do vírus.

Para os empreendedores que enfrentam tempos difíceis, economicamente, é hora de retomar o fôlego e aperfeiçoar as técnicas de recepção ao cliente. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar nesta jornada. Confira:

1 - Demonstrar autoridade e conhecimento do produto

Este é um fator chave para qualquer negócio de sucesso, passar credibilidade no atendimento do balcão. Manter-se informado a respeito do segmento gráfico, e suas vertentes, é fundamental. Assim, como acompanhar, quando possível, as novidades disponíveis no mercado sobre tecnologia de impressão.

Para isso, o outsourcing de impressão é o seu aliado. Não é fácil e muito menos barato se manter em frente às tendências, entretanto a terceirização de impressão é um modo econômico e estratégico para as gráficas. 

Além de manter o negócio à frente das novas tecnologias, o outsourcing de impressão também fornece suporte técnico especializado para treinamento com o maquinário. O que é indispensável para manter os colaboradores antenados evitando perdas e danos ao material gráfico. Assim, é possível economizar e se manter atualizado sem complicações.  

2 - Ouvir e sugerir opções ao cliente no balcão da gráfica rápida

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hibou em 2020, com mais de 2.600 pessoas, o atendimento ao cliente é um fator decisivo na hora de comprar. Para 96,7% dos entrevistados, ser realmente ouvido pelo atendente é um fator chave.

Além disso, mostrar clareza sobre as nuances do produto, apresentar soluções pertinentes e saber explicar o que foi perguntado também são indispensáveis. Ainda segundo a pesquisa da Hibou, os brasileiros estão dispostos a pagar mais caro de acordo com a experiência de compra. Para 50% deles a fidelidade se liga, principalmente, ao bom atendimento no balcão.

3 - Ter empatia com o consumidor e com a urgência do pedido

O cliente está ali para resolver um problema ou suprir uma necessidade. Por isso, além da comunicação citada no tópico acima é importante ter empatia com o consumidor e sua demanda. Lembre-se de que ele não tem conhecimento sobre os processos, então você terá que o ajudar dando dicas e apontando soluções para o seu problema e como resolvê-lo.

Na era digital o cliente acima de tudo procura uma boa experiência. No cenário pós-pandemia a empatia é essencial para compreender e prestar um serviço melhor ao consumidor. Ainda segundo a pesquisa de 2020, 50% dos entrevistados brasileiros tornam-se fiéis à marca de acordo com o atendimento prestado a elas. Além disso, ela também apontou que o cliente está disposto até mesmo a pagar mais se suas expectativas forem supridas.

4 - Se atentar para a organização e limpeza da sala de espera

Ninguém gosta de entrar em um ambiente desalinhado ou sujo. Nesse sentido, e, principalmente no cenário pós-pandemia, é importante manter o lugar bem arejado e limpo. Como já citado, empatia é fundamental para o sucesso da empresa. Sendo assim, manter os cuidados com a saúde tanto dos clientes quanto dos colaboradores além de uma obrigação é bem visto pelos consumidores.

Conversar com os colaboradores para manter o local de trabalho bem organizado traz mais agilidade e eficiência para o serviço. Além do mais, um ambiente organizado dá a impressão de profissionalismo, perícia e qualidade no trabalho

5 - Atenção para a comodidade do cliente

Ainda para complementar o tópico acima sobre o ambiente da sala de espera. Além da limpeza e organização é importante se atentar para outros aspectos essenciais. Ar condicionado, bebedouro, wi-fi e até mesmo um canto do café são importantes para o cliente. Por exemplo, se for um horário de muito movimento, a comodidade é vital para que o cliente aguarde o tempo necessário. Como em um bom truque de mágica, a distração é fundamental.

Quando confortável e bem atendido o consumidor se manterá fiel ao lugar, mesmo que tenha que esperar. 

6 - Agilidade e eficiência, mais do que diferenciais, são essenciais

Perceba que uma dica se conecta a outra. Pois é o conhecimento sobre o produto que leva um colaborador a entender, ouvir e suprir as necessidades do cliente. Seguindo essa lógica, ao compreender o consumidor é possível ser empático e resolver o seu problema eficientemente.

A organização, limpeza e comodidade no ambiente de espera são essenciais para que a experiência seja completa. Saiba que esses fatores não são diferenciais no seu negócio, e sim, vitais para se manter no mercado.

Agilidade e eficiência são reflexos de tudo o que já foi citado acima. Um profissional bem treinado e motivado na empresa, produz mais e fideliza clientes. Afinal, quem não quer se sentir especial ao entrar em uma loja?! Investir no outsourcing de impressão é uma solução para o treinamento, maquinário de qualidade e eficaz, diminuindo perdas ou danos a material.

Ainda não tenho uma gráfica mais gostaria de investir em uma

Ao ler os tópicos acima talvez a vontade de montar a própria gráfica tenha ficado mais inflamada. Se este for o caso através do link a seguir é possível encontrar dicas valiosas, como montar uma gráfica rápida que podem ser somadas ao atendimento no balcão.

Lembrando sempre que a experiência do cliente é o que mais conta para que ele volte e indique o local. O boca a boca ainda é um grande amigo na hora de divulgar o seu negócio, por isso, causar uma boa impressão é fundamental. As redes sociais também são aliadas para que o consumidor encontre a sua empresa.

Além disso, é importante se manter atualizado sobre o mercado gráfico e suas novidades. No Blog da Helioprint é possível encontrar mais dicas e informações pertinentes ao segmento gráfico.