Saiba se é vantajoso ter o outsourcing de impressão como aliado na sua concessionária

Ter uma impressora para a sua concessionária é fundamental. Agora resta saber de que forma será mais vantajosa adquiri-la para o seu negócio.

Não é segredo para ninguém que a pandemia afetou a economia de um modo severo. Empresas fecharam, desemprego aumentou e tudo isso resultou em menos poder aquisitivo para as pessoas. Com isso, as vendas diminuíram e consequentemente, todos os setores foram afetados.

Com cidades entrando em lockdown, ou seja, o bloqueio total dos negócios, a crise econômica ficou ainda mais visível. Todas as adaptações das empresas durante a pandemia, atualmente mostram algum efeito. Empresas que não se adaptaram, não transmitiram segurança para o público, afetaram diretamente a imagem e as vendas do negócio.

Com as coisas voltando aos poucos ao normal, a economia se transforma e indica uma possível melhora. Segundo dados do IBGE divulgados pelo Correio Braziliense, o mercado do varejo caiu 14% em março e mais 17,5% em abril. Porém, em maio, cresceu 19,6% acima do esperado.

O mercado pós-covid

Mesmo lento, o mercado volta a aquecer aos poucos. Especialistas afirmam que a considerada “economia pós-covid”, promete resultados surpreendentes. Além dos dados, outro termômetro é o dia a dia das vendas.

Por oferecerem um produto com preço alto e que não é um bem de primeira necessidade para o consumidor final, os números das concessionárias sofreram muito com a pandemia. Com a crise afetando em cheio esse modelo de negócio, na mesma velocidade que o vírus se alastrava, novas soluções foram criadas para esse segmento.

Seja para reduzir os custos, seja para melhorar a competitividade da empresa, as concessionárias melhoram seus processos de vendas. Dados da pesquisa da consultoria internacional J.D.Power, divulgadas pelo site UOL, mostram que em uma escala até mil, o índice de satisfação dos brasileiros em compras de carro novo chegou em 839 pontos. 

A importância dos documentos

Uma das primeiras medidas que as empresas tomaram durante a pandemia independente do segmento, foi o corte de custos. Ou seja, procurar fornecedores mais acessíveis foi uma das saídas muito utilizadas. Mas uma das grandes demandas dentro das concessionárias que movimentam muito o dia a dia das vendas são os documentos.

Um grande volume de impressão é gerado todos os dias por conta do comércio de veículos e a necessidade de documentos para a conclusão do processo. Portanto, a falta de qualquer um desses registros pode resultar em problemas para a empresa.

Por isso a demanda por impressão, além de ser volumosa, também é motivo de atenção especial por conta das responsabilidades que ela traz. Quando se trata de corte de custos, mexer em qualidade ou quantidade de impressão não é uma opção para a concessionária.

O que precisa ser impresso?

De documentos típicos das rotinas administrativas, até contratos de compra e venda, muita coisa é impressa em uma revendedora de carros. Por isso, a concessionária precisa ter impressora com boa qualidade e que não trave no meio do processo. Fazer cópias de documentos originais como RG, CPF, CNH, comprovantes de residência, também é outra demanda que exige um bom equipamento.

A lista de documentos que precisam ser impressos não para por aí! Por exemplo, o contrato social, Documento Único de Transferência (DUT), ordens de faturamento, Nota Fiscal em duas vias. Além disso, tem: contrato em três vias para a retirada do veículo, check-out do carro, vistoria final da oficina (para sair da loja), entre outros.

No pós-venda ainda vai ser preciso imprimir check-in (quando o veículo chega na loja), orçamento e laudo de revisão, ordens de serviços e para peças. Sem contar no laudo de realização do serviço, check-out da loja, liberação e retirada do veículo...

Essas impressões precisam ter uma boa qualidade a longo prazo. São documentos importantes que são arquivados e serão utilizados em futuras negociações, por isso, precisam de uma impressão que garanta a durabilidade.

O laudo emitido pelo mecânico, por exemplo, também não deixa margem para uma impressão de má qualidade. Sendo um documento que será analisado por mais de uma pessoa e precisa ter uma versão impressa.

O outsourcing como solução

Um engano recorrente da administração de uma concessionária é achar que o custo para imprimir documentos é apenas a aquisição da impressora e o cartucho de tinta. Mas os gastos com impressão podem ser muito além disso.

A qualidade e o tipo de impressão podem interferir e muito nos custos. Imprimir um documento e ele sair borrado de tinta, ou com a escrita fraca demais inviabilizando a entrega para o cliente é um problema. O funcionário terá que refazer essas impressões, nisso você já gastou o dobro de tinta e papel. Podendo até encurtar a vida útil do aparelho a longo prazo.

Como o business de uma concessionária são carros, a preocupação deve ser o atendimento ao cliente e não com informações técnicas sobre o sistema de impressão da empresa. Foi por isso, que surgiu o outsourcing de impressão da Helioprint. Uma espécie de aluguel de impressora que permite a concessionária ter todo um serviço de especializado a sua disposição.

Como funciona o aluguel de impressora para concessionária?

Primeiramente o cliente explica para um dos especialistas da Helioprint qual será a finalidade da impressora. No caso das concessionárias, para imprimir documentos importantes, fazer cópias em alta qualidade e a impressão comum do dia a dia. Com isso, o profissional irá ajudar a empresa escolher o melhor equipamento para a sua necessidade.

Após isso, a Helioprint disponibiliza o equipamento para a sua empresa, mas todas as responsabilidades de instalação e manutenção é da Helioprint. A indicação e oferta dos toners de tinta e tudo que a impressora e sua empresa precisarem a Helioprint dá suporte. Deixando os funcionários da concessionária cuidando apenas do atendimento ao cliente e qualquer dúvida ou necessidade a Helioprint está à disposição da empresa.

Terceirizar essa demanda, só traz vantagens para o negócio. Além de otimizar tempo dos seus funcionários, ser assertivo na escolha do equipamento pode reduzir os seus custos. Menos impressões refeitas por má qualidade. Menos folhas gastas, mais qualidade na impressão, o que interfere positivamente nos seus atendimentos.

Vantagem do outsourcing de impressão

Com o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é possível monitorar as impressões da sua empresa. Gerar relatórios, saber a quantidade exata de impressões e muito mais. Nas concessionárias quase todos os documentos são importantes e é necessário um controle sobre acesso a esses dados.

Por isso, com o GED você consegue alterar permissões de acesso a impressora, além de conseguir visualizar todos os documentos scaneados e impressos. Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre o outsourcing de impressão da Helioprint.