Cuidando do presente e com os olhos no futuro da impressão, a Helioprint está preparada para as tendências do mercado gráfico.
Quando falamos em futuro da impressão podemos imaginar algo distante e demorado. É certo que esperávamos por carros voadores e energia por meio de wireless em 2020. Mas o cenário foi bem diferente. A pandemia veio para bagunçar o nosso gráfico em linha crescente de evolução. Muitas empresas diminuíram o seu quadro de funcionários, reduziram as horas de trabalho ou infelizmente tiveram que fechar.
Enquanto uns pensavam sobre colocar ou não seu restaurante em aplicativos de entrega, fazer ou não um e-commerce outros já estavam fazendo. Mesmo sem poder prever uma pandemia, algumas empresas já estavam adiantadas em relação às tendências que ainda estavam por vir.
Comércios digitalizados, funcionários com suporte para trabalhar em home office e vários outros fatores. Tudo isso mostra que está trabalhando no presente com os olhos voltados para o futuro da impressão é a chave para não ser pego de surpresa.
A capacidade de se adaptar
A Helioprint cuida dos seus clientes no presente, mas está em busca do novo sempre. Nós temos muito orgulho da nossa história e como vivenciamos cada mudança seja na tecnologia ou no comportamento dos nossos clientes.
Olhando para trás temos a certeza que em conjunto com os principais fabricantes de impressoras multifuncionais do mundo ajudamos a imprimir o presente. Pois, além de estarmos atentos às tendências, nós ajudamos a construí-las.
Iniciamos em 1980 revendendo papéis heliográficos e nos adaptamos ao mercado conforme o tempo foi passando. Atualmente temos em nosso portfólio uma ampla gama de produtos e soluções em outsourcing de impressão e gestão de documentos.
Para nós, adaptação não é um processo doloroso. Conhecer novos equipamentos e suas funcionalidades e disponibilizarmos aos nossos clientes, é o que nos move. Apesar da tecnologia ser nossa premissa, a Helioprint é construída por pessoas.
Temos muito orgulho da equipe que construímos ao longo dos anos. Profissionais que estão sempre em busca do novo e treinados pelos maiores fabricantes da indústria gráfica. Preparados para atender as mais complexas situações. A missão da nossa equipe é ir em busca de resultados positivos para nossos clientes.
A trajetória dos processos tipográficos
Para a sorte dos usuários de materiais gráficos, os equipamentos de impressão não pararam de evoluir após a invenção de Gutenberg. Atualmente temos processos gráficos específicos para cada material que desejamos imprimir. Offset, Rotogravura, Serigrafia, Tipografia, Flexografia, Tampografia, Hot-Stamp, Impressão Digital, entre tantas outras, por exemplo.
A possibilidade da impressão em escala conseguiu além de facilitar a vida de quem imprimi, democratizar informações que se tornaram acessíveis a quem precisa. Tudo isso por conta de pessoas que estavam pensando sempre a frente e enxergando soluções para problemas existentes.
Como foi o caso de Alois Senefelder que adaptou a impressão já existente criando a litografia. Anos depois Friedrich Koenig enxergou a necessidade da impressão ser mais veloz, criando o "entintamento automático".
Nesse ritmo, os processos de impressão foram se adaptando ao mundo em evolução. Conforme a necessidade das impressões serem mais ágeis, o offset chegou. E hoje, para acompanhar a era tecnológica, a matriz digital foi adaptada para quase todos os processos de impressão.
40 anos pra frente
Em 2020 a Helioprint completa 40 anos de história. Longos anos acompanhando o mercado e fazendo parte dele. Trabalhando para que a impressão seja cada vez mais simples e prática para todos. Olhando no retrovisor e visualizando toda a evolução do mercado sabemos que o futuro da impressão reserva muitas mudanças. Mas como sempre ao longo da nossa história, estamos preparados para enfrentá-las.
Para a consultora de vendas da área médica na Helioprint, Thais Antunes, todas as áreas estão evoluindo e se modificando o tempo todo.
“Na área médica não seria diferente, porém, em uma velocidade ainda mais rápida do que outros setores. Hoje, temos uma série de ferramentas que propiciam a redução de impressão para hospitais, como assinaturas eletrônicas, softwares de gerenciamento de impressão para clínicas de diagnósticos e as impressões sob demanda. Além da telemedicina, que também impacta diretamente no volume de impressão. O futuro é este, imprimir o essencial”, afirma Thais.
Segundo o consultor comercial da área gráfica na Helioprint, Julio Jaginski, com o digital cada vez mais presente, as pessoas têm a percepção de que o papel impresso irá acabar.
“Acredito que a indústria gráfica está passando por um período de transformação. Em que as grandes tiragens dão espaço para a personalização, a busca por exclusividade e acabamentos cada vez mais nobres”, aponta Julio.
A consultora de projetos de impressão da Helioprint, Edirlaine Kratz, declara que o futuro da impressão será o controle.
“Controlar as páginas impressas será - e já deveria ser -, responsabilidade de cada pessoa, e não do gestor da área de TI ou financeira. O futuro é a redução de páginas, maior controle e conscientização humana ao meio ambiente”, declara Edirlaine.
Crescimento sustentável
Assim como em todas as áreas, a indústria gráfica está passando por transformações. A impressão ultrapassou gerações e foi aprimorando suas tecnologias para chegar até aqui. Há pessoas que desejam eternizar momentos através de fotos impressas em boa qualidade, por exemplo. Mesmo com o meio digital tão presente na vida das pessoas, comprar um livro físico ainda chama a atenção de tantos.
A Helioprint acredita que a transformação vem para melhorar, a tecnologia surge para resolver problemas já existentes em nossas vidas. Modelos de impressão que estão ficando para trás já não eram mais necessários em nosso cotidiano. Por exemplo, materiais impressos inutilizados, desatualizados e obsoletos realmente não fazem mais parte do mundo atual. Nesse sentido, por mais que a impressão se faça presente no cotidiano das pessoas, o mundo está entendendo que apenas o necessário já é suficiente.
Por isso, a Helioprint trabalha com parceiros que também pensam no futuro e no crescimento sustentável da indústria gráfica. Pensando em tecnologias que facilitem imprimir apenas o necessário, que apoiam e executam políticas de logística reversa. Além de colocar em prática ações dentro das próprias instituições visando um mundo mais sustentável.
O orgulho em fazer parte da história
Separamos alguns depoimentos do time da Helioprint que nos motiva a buscar sempre o novo e a cuidar com carinho das pessoas que há tanto tempo cuidam da empresa.
“Estamos em constante evolução! Este ano, completamos 40 anos. Nesta caminhada, já apresentei a impressão de exames em papel a muito clientes, ensinamos como é importante ter um controle sobre o parque de impressão e mostramos como uma ferramenta de monitoramento pode facilitar o dia-a-dia. E o mais importante: sempre entendendo a real necessidade de cada cliente.” Thais Antunes - Consultora de Vendas.
“A Helioprint me oportunizou entrar como estagiária e crescer internamente. Me descobri. Tive a chance de ser alguém maior. Estou em contato com pessoas diariamente e vejo o quanto eu amo a comunicação humana. Me sinto honrada em trabalhar em uma empresa que, culturalmente, é compatível com meus valores. Além disso, a paixão por cada colaborador fala mais alto. Somos uma equipe. A Helioprint nos faz ter paixão pela empresa e pelo nosso negócio.” Edirlaine Kratz - Consultora de Projetos de Impressão.
“Minha história na empresa começou em 2011. Nesse caminho, aprendi que posso ser empreendedor sem abrir uma empresa. E é muito gratificante estar aqui, onde todos acreditam no potencial da equipe. Isso nos dá a certeza que podemos ir muito longe. Estamos focados no presente e de olho no futuro, pois sabemos que temos muitos outros anos pela frente.” Julio Jaginski - Consultor comercial.