Uma das datas mais esperadas por varejistas e consumidores está se aproximando. A Helioprint separou algumas estratégias que vão te ajudar a aumentar as vendas ao longo do mês de novembro
Para uma estratégia de venda ser bem sucedida é preciso planejamento e, isso não é diferente com a Black Friday para supermercado.
A Helioprint que tem um compromisso de ajudar os seus parceiros de negócio neste ramo separou algumas dicas para aumentar as vendas ao longo do mês de novembro. Mas antes das estratégias, que tal saber um pouco mais sobre a Black Friday?
Ela é originária dos Estados Unidos e lá ela acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Essa estratégia de vendas surgiu no final do século XX e é considerada o estopim para as compras de Natal.
A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Neste dia, há uma baixa considerável nos preços de itens de variados setores para despertar as vendas. Aqui no Brasil, a data foi utilizada pela primeira vez no ano de 2010. E desde então vem acontecendo ano após ano.
Uma pesquisa feita pela Ebit Nielsen (especializada em análises do mercado varejista) mostrou um crescimento de 25,1% em relação a Black Friday de 2019. Segundo este levantamento, os dias 26 e 27 de novembro movimentaram R$ 4,02 bilhões no e-commerce. E mostraram um aumento de 41% no faturamento de vendas online.
Como foi a Black Friday na pandemia?
Em 2020 a data movimentou cerca de R$7,72 bilhões e as expectativas para 2021 são ainda melhores. Com a reabertura da economia, os varejistas esperam que 71% dos brasileiros comprem na Black Friday, segundo dados da Méliuz.
De acordo com essa mesma pesquisa, o ticket médio deve aumentar e os consumidores estão dispostos a comprar itens de maior valor, como eletrodomésticos e produtos considerados "sonhos de consumo". Então se o seu negócio possui uma área de eletros essa é a hora de apostar nas estratégias de vendas para este setor também.
Cuidado com a Black “Fraude”
No Brasil há uma forte desconfiança e críticas acerca dos "falsos descontos" que muitos comércios praticam. Por isso, os brasileiros tendem a começar a pesquisar preços com alguns meses de antecedência para evitar golpes. Segundo um levantamento do UOL, 92% das pessoas entrevistadas possuem o hábito de pesquisar preços antes de comprar na Black Friday. Os dados mostraram que as pesquisas já começam dois meses antes da data em questão. E que 67% dos brasileiros têm intenção de comprar algo na data deste ano. Por isso, que tal começar a preparar as estratégias para o seu supermercado com uma ajudinha nossa? Confira as dicas:
1 - O planejamento é a alma do negócio
Como já citamos acima, os brasileiros costumam começar a pesquisar preço até dois meses antes da Black Friday e isso também vale para o supermercado. O seu cliente sabe o preço de tudo que compra regularmente. Por isso, planejar a longo prazo é fundamental. A antecedência também te dará vantagens como: negociação com fornecedores, contratação de funcionários, análise de relatórios gerenciais e também planejamento financeiro e de marketing.
Lembre-se: quanto mais você deixar isso para última hora, maior o tempo que terá que dedicar no planejamento.
2 - Fique de olho na concorrência
O que será que outro supermercado do bairro fará para a Black Friday? Como o cliente está constantemente atrás das melhores ofertas é preciso ficar atento ao concorrente para não ficar para trás. É claro que isso não significa copiar o concorrente e, sim, através dessa análise providenciar estratégias novas e adaptadas para o seu estabelecimento.
Você precisa pensar no seu lucro, então não é porque o seu concorrente está fazendo uma promoção, que você deve fazer igual.
Neste quesito, alcançar o meio-termo é essencial.
3 - Atenção com o estoque
Ao mesmo tempo que o seu intuito é limpar o estoque antigo, você também precisa ter mercadorias para o cliente não ficar na mão. Isso pode ser resolvido com uma pesquisa, comparando os itens que foram mais vendidos, durante esse mesmo período, no ano anterior.
Você também deve fazer um inventário dos produtos em estoque para saber quais produtos podem ser alvo de melhores ofertas, os que vale a pena investir e os que precisam adquirir em maior quantidade.
4 - Utilize as redes sociais para divulgar as promoções da Black Friday no seu supermercado
Com o avanço no calendário de vacinação, o consumo em lojas físicas está voltando ao normal. Então é preciso atrair os clientes para o seu negócio. E nada melhor do que as redes sociais para isso, afinal é lá que eles estão. A internet é uma forma rápida e relativamente barata de atrair consumidores.
Adapte as estratégias de vendas para a web e aposte nas vantagens que ela te oferece como: agendamento de publicação ou imediata, personalização e feedback instantâneo. Além disso, essa é uma das formas de manter o cliente atualizado sobre os seus preços e promoções.
5 - Horários especiais de funcionamento
Para vender mais é preciso fazer alguns sacrifícios. Combine com os seus funcionários, escalas para garantir ao cliente um horário abrangente para ele visitar o seu negócio. Organize os horários pelo menos durante os três dias que antecedem a Black Friday.
6 - Seja honesto com os preços na Black Friday para supermercado
Esta é uma das dicas mais importantes, pois ninguém gosta de ser enganado. Como já vimos acima, os brasileiros já têm um pé atrás com a Black Friday, um dos motivos para começar a pesquisar tão cedo os preços. Então, aposte em uma comunicação honesta com os seus clientes e preços reais. Assim, você não terá como errar.
7 - Utilize linguagem clara e atraente
Certifique-se de que não haja ruídos na comunicação com o cliente. Ou seja, deixe claro o máximo possível as ofertas, promoções e suas condições. Frases como: "maior promoção do ano" e "somente hoje" podem incentivar o cliente na hora da compra.
8 - Se utilize da contagem regressiva e da técnica de escassez
Quem não fica tentado e ansioso com uma contagem regressiva? Então aposte nessa estratégia psicológica para atrair os clientes. Além disso, ela possibilita o marketing de escassez que nada mais é do que o desejo de comprar o produto antes de ficar sem.
9 - Atenção com a exposição de produtos na gôndola
Faca associação de produtos nas gôndolas, como, por exemplo: macarrão perto dos molhos ou sabão em pó próximo ao amaciante. Assim, os consumidores serão impulsionados a levar os dois para casa.
Além disso, posicione estrategicamente os produtos que são mais procurados nesta época do ano. E distribua nas gôndolas mais acessíveis aos olhos dos clientes os produtos que você deseja vender mais. Outra dica valiosa é apostar nos cartazes para chamar a atenção dos consumidores para as promoções.
10 - Sinalização personalizada e eficiente
Mas lembre-se que mesmo utilizando todas as estratégias relacionadas acima, a comunicação visual em supermercados faz toda a diferença. Afinal, será ela que guiará o seu cliente dentro do seu negócio para as promoções e ofertas. E com isso a Helioprint pode te ajudar, pois possui uma solução definitiva para criar, imprimir e gerenciar cartazes promocionais.
O software ByPrice possibilita o desenvolvimento, distribuição e gestão de materiais personalizados. Além disso, como é fácil de usar se torna uma maneira eficiente e rentável para o seu negócio. Saiba mais sobre esta tecnologia através do site da Helioprint.