Entenda como esta tática de mercado pode ajudar a identificar possíveis falhas e criar oportunidades para o seu negócio

Com a retomada da economia pós-pandemia é fundamental buscar estratégias para se manter firme no mercado e o benchmarking para gráficas rápidas pode te ajudar. Sabe aquele ditado "a grama do vizinho é sempre mais verde", pois bem, essa tática é sobre isso mesmo. Ela serve para analisar as melhores práticas e referências dos concorrentes e melhorá-las e adaptá-las para o seu negócio. 

O que é benchmarking?

Benchmarking deriva da palavra inglesa benchmark, que significa "referência". O termo foi criado em 1970, pela empresa Xerox. Imediatamente, foi considerada uma ótima estratégia de mercado, pois era pautada na análise das experiências de outras empresas do mesmo ramo. Logo, outras empresas adotaram a tática e com seus resultados implantaram melhorias e corrigiram falhas nas suas próprias empresas. O objetivo é simples: se aperfeiçoar. 

Portanto, essa prática trata-se de uma análise dos pontos positivos dos concorrentes para assim transformá-las em oportunidades para o seu negócio. Mas, veja bem, fazer benchmarking não significa roubar ideias de outras empresas.

Pense que ao estudar o comportamento de várias empresas, automaticamente está estudando o mercado como um todo. Como o próprio significado da palavra já pressupõe, trata-se de buscar referências externas para estudar os dados obtidos, identificar padrões e definir estratégias próprias. É uma estratégia complexa que permite que você evolua com bases sólidas.

A importância do benchmarking para gráficas rápidas

Vamos fazer um exercício, pesquise no Google o termo "gráficas rápidas" na sua cidade. Certamente, vão aparecer inúmeras, não é?! Mas, o que te torna diferente e atrativo no meio de todas elas? Pois bem, o benchmarking pode te ajudar a se destacar delas para o cliente. Analisar os pontos positivos e os negativos de cada estabelecimento pode ser a diferença entre ser apenas mais um estabelecimento e, sim, o principal. Estar atento às estratégias utilizadas pela concorrência e compará-las com as da própria empresa é importante para não perder a sua relevância

O benchmarking é importante tanto para quem está cogitando entrar para o ramo gráfico quanto para aqueles que já estão estabelecidos no mercado. Esta estratégia ajudará você, por exemplo, a identificar e compreender o seu público alvo. É fundamental entender o que o cliente precisa para assim entender a demanda e atendê-la. 

Você querendo ou não o seu concorrente estará lá. Por isso, nada mais sensato do que estudá-lo e entendê-lo para que você possa fazer melhor e se destacar aos olhos dos clientes. Se você já está estabelecido no mercado, converse com fornecedores e clientes e defina padrões com as suas respostas. Ao analisar a concorrência, não descarte nem as de outras cidades, pois você pode se surpreender. Às vezes, as pessoas preferem se deslocar ou pagar frete de outras cidades por conta dos preços.

Mas lembre-se, se destacar não consiste em oferecer somente o melhor preço. As pessoas procuram qualidade, experiência e confiança. Não adianta nada oferecer valores baixos e entregar um péssimo trabalho em troca, isso pode ser um tiro no pé.

Agora que já entendemos "o que é" e "para que serve" o benchmarking que tal aprender como fazer? Separamos algumas dicas para pôr em prática essa ideia. Confira:

Como aplicar o benchmarking para gráficas rápidas?

Para obter os resultados que você precisa é importante definir o objetivo da comparação. Se é preço dos produtos, variedade, atendimento, estratégias de marketing, entre outros. Cada um define um tipo de benchmarking diferente, veja:

Competitivo: determina as técnicas e práticas mercadológicas dos concorrentes;

Interno: avalia as técnicas de gestão interna da concorrência (setor financeiro, recursos humanos, processo e produtividade, por exemplo);

Funcional: é um estudo geral do concorrente, não é focado em nenhuma categoria em específico;

Genérico: analisa processos e funções de empresas do mesmo ramo que a sua;

De Cooperação: ele ocorre quando duas empresas firmam uma parceria e trocam experiências com o intuito de se aprimorar e crescer juntas.

Após definir entre eles, monte um plano de ação seguindo os passos seguintes: 

  1. Escolha das lojas de referência;
  2. Definição dos meios de mensuração;
  3. Coleta dos dados;
  4. Análise dos dados;
  5. Apresentação dos dados para a equipe;
  6. Discussão sobre os resultados;
  7. Definição de metas para melhoria;
  8. Criação de planos de melhoria;
  9. Monitoramento do projeto;

Separamos um material que te ajudará a entender melhor do que estamos falando, veja neste link.

Aprimore seu negócio com os resultados obtidos

Com os dados coletados é possível identificar padrões, estabelecer possíveis estratégias e despertar insights. Localizar os erros e fracassos de outras empresas do mesmo segmento podem ajudar você a evitar crises e se preparar para as mais diversas situações que possam ocorrer.

Mas atenção! Opte por analisar empresas com boa administração como base para gerar bons resultados com a pesquisa. Os benefícios do benchmarking são consideráveis. Através dele é possível reduzir custos, ganhar eficiência operacional e aumentar a produtividade.

Catalogue os resultados e gere relatórios com os resultados obtidos. Apresente os dados a sua equipe e faça um brainstorming, dinâmica em grupo em busca de explorar e desenvolver ideias em conjunto, várias cabeças pensam melhor do que uma. Veja o benchmarking como uma estratégia que deve ser aplicada constantemente, pois você não quer ficar para trás no mercado. Esteja sempre de olho nos concorrentes para que você possa se destacar.

O melhor jeito de se destacar é se manter de olho no futuro

Agora que já entendemos a relevância do benchmarking para as gráficas rápidas, vamos falar de coisas boas, vamos falar de Helioprint! Brincadeiras à parte, um ótimo jeito de se destacar no ramo gráfico é apostar na qualidade. Especialista no universo da impressão digital, a Helioprint aposta na tecnologia nos equipamentos de impressão

Como já comentamos acima, a qualidade deve ser um dos fatores que tornam você único para o cliente. Bem mais do que oferecer preços baixos, se destacar por equipamentos de qualidade é ainda melhor. E nisso a Helioprint pode ajudar. Converse com especialistas e tire dúvidas sobre os equipamentos que mais se adequam ao seu negócio.

Conheça o serviço de outsourcing de impressão e como ele pode ajudar o seu negócio. Fique atento para mais conteúdo sobre o mundo gráfico no Blog da Helioprint. Até a próxima!