autor Helioprint
data 17 de março de 2020

Nesse clima de volta às aulas e de novos materiais desenvolvidos para os alunos, o outsourcing de impressão para instituições de ensino é uma opção vantajosa.

Apesar da tecnologia eminente, com o passar dos anos as instituições de ensino não deixam de investir em apostilas e materiais físicos para os seus alunos. Por isso a temática de outsourcing de impressão se torna relevante.

No mundo digital, ter os conteúdos sempre a mão e fáceis de acessar é importante. Mas para um estudante que precisa de concentração e foco, materiais físicos podem ser a melhor opção. Pensar nos alunos não significa dar mais trabalho.  

Na era da produtividade, quem nunca perdeu tempo tirando um papel preso dentro da impressora? Ou quando precisava imprimir algo rápido e a máquina avisou que acabou a tinta

Perrengues do dia a dia são normais e fáceis de lidar. Porém, quando o problema não é da sua área, fica mais difícil e demorado para resolver. Por isso, a expressão, “cada macaco no seu galho” nunca fez tanto sentido.

A criação do conteúdo e toda a organização de uma apostila, por exemplo, é desenvolvida detalhadamente por quem entende do assunto.

Já a impressão muitas vezes não leva tanto cuidado e dedicação. Isso ocorre pelo simples fato de não ser um profissional da área. Além de não ter acesso aos equipamentos adequados.

A palavra outsourcing, dentro da sua gama de atribuições, pode se caracterizar como uma possibilidade de reduzir os custos para empresas e instituições de ensino por meio da terceirização

No caso específico de instituições de ensino, os materiais desenvolvidos para os alunos podem ficar mais baratos. Além disso, manterão a qualidade elevada dos mesmos ao utilizar o outsourcing.

Vamos demonstrar que terceirizar a impressão de materiais, tais como, apostilas ou cartilhas, através da locação de uma impressora, pode facilitar o trabalho. Por exemplo, diminuir seus custos e gerar mais lucro nas instituições de ensino. Sendo assim, separamos alguns argumentos que podem ajudar.

Por que é melhor terceirizar a impressão na instituição de ensino?

Fazer a impressão dos materiais in loco é mais barato. Isso porque existem custos ocultos que devem ser avaliados com cautela. A compra de uma impressora e dos cartuchos não é o cálculo correto do preço da sua impressão.

Se atente para impressões erradas e folhas manchadas de tinta que podem resultar de um tonner vazando. Além dos papéis utilizados e descartados que devem entrar na sua conta. Chamar um suporte técnico quando der problema, resultante de uma queda de energia elétrica, por exemplo. Ou ainda, Ser pego de surpresa com a falta de tinta no tonner.

No outsourcing de impressão, através de muita tecnologia, temos a gestão das impressões, que são feitas com softwares de bilhetagem de impressão, servidores de impressão e recursos de impressão segura. E ainda oferece atendimento profissional e suporte técnico autorizado pelas fabricantes das impressoras e suprimentos. Além disso, é possível controlar e acompanhar todo o processo de impressão através de relatórios.

Coloque lado a lado: o resultado da soma e o orçamento de outsourcing de impressão. Faça a comparação. Os resultados irão te surpreender.

A qualidade do material agrega valor da instituição de ensino?

Outro ponto importante na hora de pesar se vale a pena terceirizar uma impressão é questionar quem irá utilizar o material. Os clientes são os maiores bens do seu negócio. A qualidade de impressão diz muita coisa sobre a valorização do seu trabalho.

Receber um material com falhas de impressão, letras com a cor apagada, borrões de tinta pela folha, ou até mesmo uma encadernação mal feita, pode significar um desleixo com o aluno.

A palavra qualidade está diretamente ligada a excelência. Você precisa se atentar para os detalhes nos produtos entregue pela sua empresa. Ou será um forte candidato a perder clientes.

Receber um material que é legível e que satisfaz as necessidades do aluno é apenas uma das características da qualidade do seu produto.

A qualidade da impressão vai muito além. Passa por atrair o cliente com uma matéria-prima boa como a escolha da tinta e do papel. Outro aspecto para que seja considerado um produto de qualidade é a taxa mínima de defeitos que também chama a atenção dos seus clientes.   

Outsourcing de impressão impacta no valor nas instituição de ensino?

Já falamos aqui que a implementação de outsourcing de impressão pode fazer você economizar. E se também fizer você ganhar mais dinheiro?

Quando falamos em preço, ele deve ser desenvolvido com base em seus gastos. Além da margem de lucro é observado toda a parte matemática do produto ou serviço.

Mas quando falamos de valor, esse é o que realmente importa para o cliente. As vantagens e o valor agregado no produto ou serviço é o que vai definir se o cliente terá a percepção de preço justo.

Se você oferece um treinamento ou curso sobre determinado assunto para possíveis clientes, certamente há alguém no mercado fazendo algo igual ou muito parecido com o seu. Com os mesmo elementos: salas de aulas, professores, turmas de alunos, carga horária diferenciada, etc.

Por isso, se faz necessário oferecer materiais didáticos além de um arquivo em PDF para os alunos estudarem em casa. Ofertar conteúdos impressos para reforçar o que é repassado em sala de aula.

Materiais que podem ficar com os alunos e que possibilite a pulverização da sua marca. Essas dinâmicas sem dúvidas agregam valor na percepção do cliente.

Outsourcing é a resposta para as instituições de ensino

Depois de ler esses argumentos e entender que a qualidade do produto e de seus agregados influenciam no seu negócio, ainda pode restar dúvida se a terceirização da impressão na sua instituição de ensino ou empresa é a melhor escolha.

Saiba que quando falamos no termo outsourcing de impressão, vai além de ter uma impressora dentro da sua empresa. Estamos falando de ter uma gama de serviços, que geram praticidade, economia e segurança no serviço prestado.

Casos peculiares e exceções podem existir, mas a impressão interna ainda é a melhor solução para a sua empresa. Ou seja, vale ponderar entre a compra e o aluguel de impressoras. Confira um conteúdo exclusivo da Helioprint que esclarece se vale a pena a locação de impressoras.

Ebook - Outsourcing de impressão