autor julio
data 13 de dezembro de 2019

Chapecó, Lages, Concórdia, Criciúma e, no último dia 5 de dezembro, Florianópolis. Centenas de pessoas participaram em 2019 do Printing Day, o evento itinerante da Helioprint para Gráficas. O Printing Day Floripa aconteceu no Hotel Castelmar.

Como em todos os outros, o último evento de 2019 contou com palestras, networking com especialistas, e showroom de equipamentos de última geração durante todo o dia.

Desta vez o destaque foi para as novidades das marcas OKI, CANON, EPSON e MIMAKI expostas para avaliação dos presentes. Os participantes puderam conversar com os técnicos sobre os equipamentos e tiveram a oportunidade de ver as máquinas em funcionamento.

Printing Day Floripa

A maior novidade do Printing Day Floripa

A grande atração desta edição do Printing Day Floripa, na “Ilha da Magia”, foi o lançamento da OKI Pro1050, equipamento para impressão de rótulos e etiquetas.

A nova máquina da OKI leva a produção de rótulos e etiquetas a uma nova dimensão. Com alimentação por bobina, impressão em CMYK+Branco, versatilidade de mídias e rebobinador e recorte, é o equipamento ideal para flexografia e impressão de pequenas e médias tiragens.

Com tecnologia Digital LED e toner com opção de quinta cor, a Pro1050 oferece mais flexibilidade no design de rótulos e etiquetas.

Ela permite imprimir em materiais transparentes ou coloridos, bastando imprimir um fundo branco sob a imagem colorida, garantindo a nitidez de qualquer imagem.

Os participantes do evento se surpreenderam com a versatilidade da máquina, capaz de imprimir em novos tipos de materiais (nos quais impressoras de etiquetas a jato de tinta não conseguem).

Na demonstração, foram utilizados substratos para utilização em ambiente externo, etiquetas para câmaras frigoríficas e rótulos convencionais para alimentos e utensílios. Todos com qualidade que pôde ser atestada in loco.

Palestras do Printing Day Floripa

Mais uma vez o Printing Day trouxe aos empresários do ramo gráfico de Santa Catarina uma gama de informações para impactar a gestão e o crescimento de suas empresas.

O foco da iniciativa é orientar empresários que estão migrando do offset para o digital, mas tentam aplicar as mesmas práticas. O Printing Day Floripa trouxe mais informações sobre esta nova realidade para que os profissionais se adaptem com mais facilidade.

Se durante o dia os profissionais do ramo gráfico puderam ver de perto o funcionamento e interagir com as máquinas, tirando suas dúvidas com os técnicos, a noite foi o momento de aprimorar os conhecimentos com as palestras preparadas especialmente para a ocasião. Confira os temas abordados no último Printing Day do ano:

Palestra sobre impressão

Printing Day Floripa
Palestrante: Robson Xavier de Carvalho

As questões técnicas são a principal preocupação de quem atua nas empresas do ramo gráfico. Ouvir informações que fazem com que haja uma identificação imediata é sempre um alento!

A palestra sobre impressão do Printing Day da Helioprint foi formatada para auxiliar no dia a dia do profissional, abordando os problemas e dúvidas mais comuns e soluções práticas.

Por exemplo: muitas vezes o que gera um problema de cor na impressão digital não é necessariamente a cor. São muitas as variáveis durante o processo de impressão, incluindo erros humanos.

Ferramentas consideradas fáceis, por incrível que pareça, são as que mais geram problemas. Arquivos gerados de forma errada podem até mesmo arruinar uma impressão.

Por isso os profissionais de criação foram alertados de que é preciso criar certos padrões para fechar arquivos da forma correta. Muitos recebem arquivos RGB enviados para a gráfica e não fazem as devidas correções. E o resultado deste processo errado pode gerar a insatisfação do cliente.

“O fechamento de arquivo é um processo que precisa ser pensado e entendido. As pessoas precisam entender melhor os processos gráficos para que os impressos cheguem o mais próximo possível do desejado”

Palestra sobre custos

Printing Day Floripa
Palestrante: Flávio Botana

O Printing Day é um evento que nasceu a partir de um estudo das necessidades dos empresários do setor. Logo de início detectou-se que o que mais fazia falta era informação.

A partir daí, buscou-se palestrantes que conseguissem sanar as principais dúvidas. E as maiores delas eram sempre sobre o gerenciamento financeiro das gráficas.

Por isso, mais uma vez levamos ao mercado o conhecimento de gestão necessário para alavancar os negócios. Entre os assuntos da palestra, falamos sobre como se deve calcular os custos e quanto se deve cobrar pelos serviços.

“O cenário econômico e os avanços tecnológicos tornaram a concorrência muito mais acirrada no segmento. Vender mais não é mais a meta principal, e sim gerir as despesas para manter a empresa sustentável.”

Foi um grande aprendizado para empreendedores que querem investir, mas que ainda têm alguma resistência em controlar seus custos.

Planos para 2020

Conhecer especialistas de diversas áreas do ramo gráfico, tirar dúvidas sobre mercado e tendências e testar as melhores máquinas, com seus próprio arquivos, utilizando diversos tipos de papel e mídias especiais…

Estes foram os destaques das 5 edições do Printing Day de 2019. E para 2020? O que será que teremos?

O que podemos adiantar é que o evento continuará reunindo participantes 100% ligados ao mercado gráfico, trocando ideias e experiências, mas dessa vez em uma nova escala. Aguarde!